CÂMARA. Vereadora protocola projeto sugestão que propõe detectores de metais para escolas municipais
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site
A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) protocolou o Projeto de Sugestão 14/2019 que estabelece a obrigatoriedade de instalação de detector de metal nos acessos das escolas da Rede Pública Municipal. O objetivo é tentar evitar uma tragédia como que ocorreu na semana passada, em Suzano/SP, que vitimou oito pessoas (AQUI).
“Caso houvesse um detector de metais na entrada da escola em que ocorreu a tragédia, talvez mortes poderiam ter sido evitadas. Incidentes com armas de fogo e armas brancas são recorrentes em nossas escolas, pois não existe um meio de proibir o seu acesso”, alega a vereadora na Justificativa da proposta.
O projeto determina que o ingresso de qualquer pessoa nas escolas estará condicionado à passagem por um detector de metais e da inspeção visual dos pertences, caso seja identificada alguma irregularidade. Nesse caso, apenas um profissional habilitado e capacitado para a função poderá fazer a inspeção.
Atualmente, quando os educadores desconfiam que algum aluno ou familiar está portando algo suspeito, chama-se a Guarda Municipal, Patrulha Escolar ou Brigada Militar para fazer a revista.
“Nós, professores, não somos autorizados e nem preparados para esse tipo de ação. Isso é de competência dos órgãos competentes”, explica a vereadora.
A proposta foi protocolada pela pedetista na sexta-feira (15) e, após o conhecimento no Boletim do Legislativo, será remetido ao Executivo. Como trata-se de um Projeto de Sugestão, independe da deliberação em Plenário. Logo, caberá ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) acatar ou não a iniciativa.
Uniformes
“Esse projeto vem bem de encontro ao outro que já protocolei, que é o fornecimento de uniformes escolares para alunos da Rede Municipal com o intuito de identificar o estudante e também de torná-los todos iguais, sem nem um querer ser mais que o outro”, explica Luci.
A vereadora refere-se ao Projeto Sugestão 11/2019, protocolado mês passado, que determina a distribuição de forma gratuita dos uniformes aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo dois conjuntos por aluno a cada ano.
Tudo ‘sugestão’, caso contrário seria inconstitucional. Ou seja, inócuo, não deveria ser notícia porque incentiva este tipo de iniciativa.