OBSERVATÓRIO. Que o Paraguai tem a ver conosco
Isso é história!
Nessa retomada da seção, utilizando a mais recente edição da Cronologia, a coluna foi às considerações preliminares de Romeu Beltrão, para entender o nascimento de Santa Maria:
“1515 – Descoberta do Rio da Prata, por João Diaz de Soliz, e início da penetração dos aventureiros do prata pelo estuário e seus tributários.
1547 – Criação do Bispado de Assunção, com distrito jurisdicional de cem léguas de raio, abrangendo, portanto, o território do futuro município de Santa Maria, que pertencia ao distrito de Siete Corrientes, cuja sede era a atual cidade argentina de Corrientes e tinha jurisdição até o Atlântico. Os primeiros missionários jesuítas e as primeiras reduções obedeciam ao bispo de Assunção.”
(Da novíssima, editada este ano pela Editora UFSM, terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.