MundoSegurança

E ESTA? Há 3,2 mil brasileiros em cadeias pelo mundo afora. Um condenado à morte e outro à pena perpétua

São 58 (ou um quarto do total) os países do mundo que ainda têm a pena de morte como parte integrante de seus códigos criminais. Num deles, a Indonésia, morreu fuzilado um brasileiro, na semana passada. E outro, ao que tudo indica, seguirá o mesmo caminho nos próximos meses.

Mas eles não são os únicos patrícios a encarar o xilindró de outras nações. Há, inclusive, quem tenha pena de prisão perpétua – um brasileiro que matou três pessoas nos Estados Unidos. No total, segundo acompanhamento do Ministério de Relações Exteriores, são pouco mais de 3,2 mil.

A aplicação da pena máxima a um brasileiro pelos indonésios acabou expondo essa situação, o que mereceu alentado material publicado originalmente pelo jornal O Globo. Vale a pena conferir a reportagem assinada porCarolina Brígido, Evandro Éboli e Leticia Fernandes. A seguir:

gráfico presos no exteriorNo exterior, há 3.209 brasileiros na cadeia

Dos 3.209 brasileiros presos no exterior em 2013, 963 (30% do total) eram suspeitos de traficar drogas. Em números absolutos, os brasileiros presos se concentram na Europa, com 1.108. Desses, 496 estão atrás das grades por tráfico (confira o infográfico aqui). Além dos dois brasileiros na Indonésia – o que foi executado no último sábado e o que aguarda a execução no corredor da morte -, não há outros condenados à pena de morte no exterior.

Há, entretanto, registro de uma condenação à prisão perpétua. Em agosto do ano passado, José Carlos Oliveira Coutinho, de 38 anos à época, foi condenado a essa pena por matar três brasileiros nos EUA.

No mundo, o país com mais brasileiros presos pelo crime é a Espanha, com 150. Por outro lado, o país com maior número de brasileiros encarcerados, independente do tipo de crime, são os Estados Unidos, com 726, seguidos pelo Japão, com 407. Ao todo, há brasileiros presos em 39 países. Os dados são do Ministério das Relações Exteriores.

O levantamento também revela que o tipo de crime cometido por brasileiros muda conforme o continente. Em todos eles, há a incidência do tráfico de drogas e do homicídio. Nos países da América do Sul, os brasileiros ocupam cadeias por serem acusados de crimes como abuso sexual, pedofilia e estupro. Também há ocorrência de estelionato e falsificação de documentos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo