Estão confirmados o velório e o sepultamento do militante do PT de Santa Maria, Ildo Luiz Callegari, que morreu às 11 da noite desta segunda-feira, no Hospital de Caridade. A partir das 2 da manhã, o corpo será velado no cemitério Jardim Santa Rita de Cássia, onde será sepultado às 4 da tarde desta terça.
Callegari, um histórico militante petista, estava internado no Centro de Tratamento Intensivo do HC desde 17 de fevereiro – poucos dias após ter chegado da França, onde acompanhou uma delegação de cooperativistas.
Calegari foi secretário de Agricultura no governo de Valdeci Oliveira e era militante dos mais aguerridos da sigla, transitando por todas as correntes, embora nunca escondesse sua opinião. Também, como se viu pelas primeiras manifestações nas redes sociais, contava com o respeito de adversarios, que se solidarizam com a família e os companheiros de Calegari.
Este editor, que o conhecia há mais de 30 anos, pode atestar: tratava-se de uma pessoa que defendia suas ideias com unhas e dentes, mas sabia acolher o resultado das deliberações coletivas. Uma grande perda para os petistas mas também para a política santa-mariense.
Calegari tinha 52 anos (faria 53 em 4 de outubro), e deixa a esposa Glaucia Ribas (que é assessor do deputado Valdeci) e as filhas Maria Clara, de um ano, e Lara (do primeiro casamento de Ildo, com a professora Circe Rocha).
Santa Maria e região perde um grande guerreiro. desejamos que a família consiga ter um pouco de conforto neste momento triste.
Minha solidariedade à família, amigos mais próximos e aos companheiros do PT Santa-mariense que perde uma voz ativa e comprometida.Um MILITANTE!
Numa de suas falas comentava: "Quando éramos jovens, tínhamos sonhos de mudar o mundo." Ildo Callegari
Sim, os jovens sonho em mudar o mundo, porque eles querem um futuro, uma pátria de aconchego e acolhimento, valores éticos e morais, e as crianças quem um emprego para os seus pais.
Não o conheci pessoalmente, mas minha filha sempre teceu comentários elogiosos sobre sua pessoa e seu trabalho. Tudo fazia pelo bem estar social, queria ver os jovens amparados por uma política séria. Era leal, amigo, uma grande pessoa. Desejo meus sinceros pêsames à família.