“…Nos últimos anos, a base de inscritos do CPF passou também a conter informações de pessoas não obrigadas a declarar imposto de renda, constituindo uma gigantesca fonte de conhecimento, passando a ser um número chave para a sociedade e exclusivo de cada cidadão.
A Receita Federal está na internet desde 1996. Há quase 20 anos vem coletando dados das pessoas. As informações com gastos, compras, notas fiscais são interligados com diversos setores públicos e privados, para que se evite burla nas declarações. Os experts em captar pessoas que visam trapacear o Leão (os da malha fina) passaram a exigir as declarações na forma online e agora estão se valendo da rede como fonte de informações.
Aí entra um questionamento: até que ponto nossos dados pessoais podem ser utilizados pelo governo sob alegação de um estado teledemocrático?…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Somos mais que um CPF!”, de Luciana Manica Gössling. Ela é advogada, mestranda em Direito e especialista em Propriedade Intelectual. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.