ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Serra virou em SM. Quem ganhou. E quem deixou de ganhar

No primeiro turno, Dilma Rousseff fez 64.606 votos em Santa Maria. No segundo, 69.150. Na rodada inicial, José Serra alcançou 63.143; na final, 80.069. O tucano, portanto, virou o jogo, quatro semanas após ter sido derrotado. Somou, em números redondos, 17 mil votos. Sua oponente, e futura Presidente da República, na boca do monte agregou apenas 4,5 mil, de uma votação a outra.

A questão que tem mobilizado muitos militantes (o cidadão comum, cá entre nós, não está nem aí), inclusive pela eventual repercussão política futura, é o que teria determinado a reviravolta e, principalmente, quem faturaria essa mudança, no campo serrista santa-mariense.

Observatório não se omite nesta. Primeiro, a desmobilização evidente dos petistas e seus aliados, já faceiros com a vitória de Tarso Genro, por larga margem, ainda em 3 de outubro. Segundo, o esforço (inclusive por conta do vácuo gerado) feito, especialmente nos últimos dias, pelas forças próximas ao PMDB.

Quem ganhou com tudo isso? Uma só liderança: Jorge Pozzobom, o tucano recém-eleito para um primeiro mandato na Assembléia Legislativa. Quem perdeu? De um lado, o PT, que perdeu a chance de manter um discurso numérico (que pode ter, sim, o seu significado  na hora de debater alianças, por exemplo) e, de outro, o prefeito Cezar Schirmer. Este assumiu uma neutralidade (“o voto é secreto”, se cansou de dizer), embora a maior parte de sua assessoria fosse serrista. Agora, paga o preço de mais uma derrota. Embora ela possa não ter ocorrido na prática, se me entende.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Claudemir.
    Creio que esqueceste de citar o presidente do PV de Santa Maria que, no meu entendimento, tbém ganhou, porquê “conseguiu transferir” a maioria dos votos da Marina para o Serra, acumulando assim um enorme patrimônio político.

  2. Santa Maria é uma cidade muito conservadora. só mesmo pela força do Pimenta e do Valdeci para o PT chegar aos resultados que chegou na cidade.

    Esses dois sozinhos mobilizam muita gente por causa do trabalho que fazem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo