ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Vem aí a Associação de Moradores do Centro. E ela vai dar trabalho”

As dezenas de entidades comunitárias localizadas nos bairros e mais para a periferia da cidade sempre compuserem, quando minimamente unidas, um movimento forte. Talvez não seja exatamente esse o caso, neste momento, resguardadas as exceções. Vem aí, porém, uma novidade. Nunca alguém pensou em organizar o centro, o maior e mais populoso bairro de Santa Maria e com problemas diversos, mas não menos importantes, do que os das demais regiões citadinas.

Pois, agora, há. E não é pouca coisa. Acontece neste sábado, no Hotel Morotin, a partir das 16h, a assembléia que vai formalizar a criação da Associação de Moradores do Bairro Centro. E chega forte, com direito inclusive a um bem montado informativo impresso, que, afora as informações, digamos, administrativas, traz também um conjunto de reivindicações. Exatamente aquelas que levaram o pessoal a se organizar.

É bastante provável que a principal queixa dessa porção da comunidade seja o desassossego público. E é para combatê-lo que os moradores querem que a prefeitura comece, simplesmente, a cumprir a legislação já existente.

Essa situação já é tratada pela diretoria provisória e que tende a ser confirmada neste final de semana. É composta de Ivone Sangói (Presidente), Nessim Samara (vice) e Fernando Menezes (secretário geral).

PALPITE CLAUDEMIRIANO: pode estar surgindo, com essa associação, legitimamente constituída, enfim um grupo organizado capaz de sustentar, diante das autoridades, uma luta para que o centro seja, de novo, um lugar do qual toda a cidade possa se orgulhar.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. Pessoal, como morador do Centro (Rua Conde de Porto Alegre, esquina com Bozano, sinto na “carne” a baderna provocada pelo som-alto dos carros e das gritarias e arruaças dos bêbados), achei interessante a sugestão do E. Billo, apenas acrescentando; que além de anotarmos o n° da placa dos carros (que estiverem com “som alto”), também tentarmos descobrir (ou se existe uma maneira de averiguar) os pais (ou responsáveis) por algúns menores (a casos de meninas de 13 anos em verdadeiros “comas alcóolicos”,…é normal isso?) que ficam alí nos arredores da praça Saturnino de Brito (bebendo, fumando e outras coisas); e informarmos ou os próprios pais, ou os responsáveis, Conselho Tutelar, Justiça, Polícia Federal, Brigada Militar, Delegacia da Mulher, Delegacia do Menor (sei lá deve ter algum órgão responsável),…”DO JEITO QUÊ TÀ NÂO PODE CONTINUAR E FICAR”

  2. @Neimar
    Teremos outros encontros Neimar!! vamos procurar sempre realizar encontros objetivos e que tenham bastante participação dos moradores.Contamos com tua ajuda sempre.

  3. prezado Claudemir só corrige o nome do Nessim que não é Câmara, é Samara. Sobre o tema gostaria de parabenizar este grupo pela idéia e pedir desculpas por não ter comparecido na reunião, mas eu estava participando da Conferência Municipal de Cultura.(NOTA DO EDITOR. Será feita a correção. Grato)

  4. Ë verdade que queremos sim melhor o centro, pois é nosso local de moradia.
    Acontece que nessa atual estrutura urbana também o centro é espaço de comércio de vendas de compras de reuniões de grupos de pessoas e de interesses economicos.Por isso não é simples nossa discussão.
    A fundação da associação não será “pedra no sapato”de ninguém, apenas seremos ferranhos defensores de uma nova visão com quem mora na área chamada centro.
    Moro na Olavo Bilac e não tenho problemas de barulho, mas isso não me dá o direito de esquecer ou de deixar de lado o barulho que fazem meninos e meninas nos bares da Bozano,da Duque e arredores.Portanto, temos que iniciar um processo de solidariedade com as pessoas de bem e que querem apenas viver bem e de forma tranquila.
    Certamente quando tivermos vários “centros” o barulho não perturbará mais as pessoas que moram na região hoje central da cidade.Um outro problema é a segurança, que não é problema só aqui é em toda nossa Santa Maria.Mas para termos mais segurança, por exemplo, a comunidade tem que ajudar de várias formas.Por isso também nossa organização foi necessária.

  5. A associação tem que congregar todo mundo que mora no centro e ter muito diálogo com o poder público municipal ,comeciantes setores da segurança pública e a população em geral afinal todos se acham um pouco donos do centro, só funcionará com a ajuda de todos, transformar ele em um aparelho de fazer oposição a governos por simples oposição nasce morta!
    Tem que organização, projetos e ser bem articulada!
    Mais vai dar certo tenho certeza e espero que tenha muito exito como comerciante que sou e adoro o centro da nossa cidade me coloco a disposição para contribuir.

  6. Boa noite
    Sou favorável a criação da associação dos moradores do centro. Moro no bairro Dores e fico indignado com o volume que certos automóveis usam seu som, muitas vêzes acordei com os vidros do apartamento que moro TREMENDO, chega balançar as portas da sacada. Creio que todos devemos nos unir neste sentido de acabar de vêz com este desrespeito que existe e para que as autoridades competentes terminem com esta poluição sonora. Fica aqui minha idéia, do povo anotar as placas destes veículos e repassar para que as autoridades possam averiguar a veracidade da denúncia.
    Povo unido, é isto que precisamos para terminar com a bagunça.

  7. COM CERTEZA O FERNANDINHO VAI FAZER ESTA ASSOCIAÇÃO UMA PEDRA NO SAPATO DO MAESTRO, TÁ NA HORA DE ALGUÉM COLOCAR A BOCA NO TRAMBONE COM ESSE GOVERNO INAPTO E LENTO!
    LUTAR!
    VENCER!
    VIVER! PARABÉNS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo