Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CampanhaCongressoEleições 2010

É A CHANCE. Dois terços do Senado serão renovados. E só três não concorrem a nada

Paulo Paim (foto) é candidato à reeleição. Já Zambiasi concorre. Mas não ao Senado
Paulo Paim (foto) é candidato à reeleição. Já Zambiasi concorre. Mas não ao Senado

Fiquemos com o caso gaúcho: aqui, duas vagas estarão em disputa no próximo ano. A de Paulo Paim, do PT, e a de Sérgio Zambiasi, do PTB. Ambos encerram seu mandato de oito anos no Senado. Só o primeiro, porém, certamente será candidato à reeleição. Zambiasi não deixa a política, mas não volta para Brasília. E ainda não se definiu a que concorre – embora desejasse, quem sabe, se candidatar ao Palácio Piratini. Queeeem sabe. O mais provável, no palpite claudemiriano, é que seu partido opte por coligar-se com o PMDB. Ou com o PT. E, em qualquer dos dois casos, o hoje senador concorre à Assembléia Legislativa, ajudando sua legenda a eleger uma meia dúzia de deputados.

O fato, porém, e que merece reportagem especial do sítio especializado Congresso em Foco, é que dos 60 senadores (e/ou suplentes) ocupando vaga, apenas três estão fora da briga. Mas é uma boa oportunidade, afinal de contas, de uma depuração – que só o eleitor pode fazer. Confira, a seguir, o texto assinado por Renata Camargo. A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Confira:

Maioria dos senadores em fim de mandato tentará a reeleição

Mais da metade dos senadores com mandato até 2011 se apresentam como pré-candidatos à reeleição em outubro do próximo ano, quando estarão em disputa 54 das 81 cadeiras do Senado. Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que pelo menos 30 senadores irão às urnas tentar renovar seus mandatos até 2019. Desses, 18 são da base de apoio ao governo Lula e 12, da oposição.

Dos 59 senadores em fim de mandato, entre titulares, suplentes e licenciados, apenas três descartam disputar qualquer posto nas próximas eleições. Nove pretendem concorrer a outros cargos eletivos, como deputado federal, governador e presidente da República.

O quadro é de indefinição para 16 senadores, que dizem ainda não ter decidido que cargo disputarão ou mesmo se entrarão na próxima corrida eleitoral. Apenas o senador Magno Malta (PR-ES) não retornou os sucessivos contatos feitos pela reportagem.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA SABER QUEM CONCORRE OU NÃO, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas no sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo