ESPECULAÇÕES. É só do vivem o noticiário e a análise política nacional do momento
O governador paulista José Serra será o candidato do PMDB à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. É isso. Mas também pode ser que o tucano desista, diante do cenário favorável da economia, com o crescimento consolidado. Nesse caso, iria para uma beeem mais fácil: a disputa por mais um mandato no governo bandeirante.
Tudo especulação. Alguma haverá de dar certo, no final das contas. Quem escreve, e bem, sobre essas circunstâncias todas, é Valdo Cruz, repórter especial da Folha de São Paulo. A foto é de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:
“Meras especulações
A um ano da eleição presidencial, o mundo político vive às voltas com especulações sobre o futuro dos pré-candidatos a presidente da República e suas estratégias para ganhar a campanha de 2010. Como tudo é um puro exercício de futurologia, mas que tem sua serventia nesse momento para embalar sonhos e ocupar espaços, vamos a elas:
1) Lula terá de se licenciar de um a três meses no próximo ano para entrar de cabeça na campanha de sua candidata preferida, a ministra Dilma Rousseff, e fazê-la sua sucessora. Caso contrário, corre risco de perder a eleição para o tucano José Serra – uma versão embalada pelos peemedebistas da ala governista;
2) Ciro Gomes vai viajar país afora como nunca. Sabe que sua viabilidade eleitoral como candidato a presidente depende de estar, por volta de abril do próximo ano, na frente de Dilma nas pesquisas eleitorais. Se estiver, pode atrair partidos como PTB e PDT lá na frente. Não agora, porque eles vão ficar namorando Dilma Rousseff;
3) A cúpula petista não teme a sombra de Ciro Gomes. Entre os líderes do partido de Lula, o consenso é que, mais cedo ou mais tarde, o candidato do PSB vai se complicar por conta própria e jogar tudo a perder. O destino de Ciro, na avaliação desses petistas, será mesmo a disputa do governo de São Paulo – nessa versão encampada pela cúpula do PT falta levar em conta que o candidato do PSB pode ter aprendido com o passado;…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.