CongressoInternet

AI! AI! AI! Antes era o Azeredo, agora é o governo. Querem regrar a internet

Eduardo Azeredo. Com ele era o “AI 5”. E agora?
Eduardo Azeredo. Com ele era o “AI 5”. E agora?

Por que tantos querem controlar a rede mundial de computadores? A resposta primeira: ela é o futuro (e, em não poucos casos, ainda que isolados, o presente). E quem mandar nela terá um poder que hoje a mídia tradicional imagina ter e procura manter. Simples assim.

Não é por acaso, portanto, que volta e meia surjam iniciativas no sentido de “regrá-la” de alguma maneira. Vale para qualquer lugar do mundo. Até aqui, todos acabaram recuando, pela singela razão de que a internet é, que diabo, incontrolável.

No Brasil, são duas as iniciativas. Uma em andamento, mas por enquanto sem sucesso maior (embora devamos ficar de olho), é a que tem como ponta de lança o senador tucano mineiro Eduardo Azeredo. Outra, que dizem virá em seguida, terá como patrocinador o Governo Federal. E é desta, especificamente, que trata a reportagem publicada no sítio Congresso em Foco. O texto é de Mário Coelho, com foto de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil. Confira:

Lula quer regular internet

… Por determinação do presidente Lula, a internet brasileira terá um marco civil regulatório a partir do próximo ano. O projeto, ainda em fase de discussão com a sociedade, deve originar uma legislação que preveja direitos e deveres dos internautas no uso dos meios digitais. A proposta aborta de vez a intenção inicial do Ministério da Justiça (MJ) de criar uma lei altamente restritiva para a internet.

Até março deste ano, a Secretaria de Assuntos Legislativos do MJ trabalhava a minuta de um projeto que pretendia aumentar o rigor na identificação dos internautas, exigindo dos provedores de acesso dados como o número do RG e o nome dos pais de quem está atrás do computador durante toda a navegação. Como o Congresso em Foco mostrou em março, o objetivo, na época, era coibir a prática de crimes na rede.

A minuta do MJ foi considerado, na época, um retrocesso em relação ao Projeto de Lei 84/99, elaborado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Apelidado de “AI 5 digital”, a proposta do tucano tem enfrentado uma série de resistências de membros da sociedade civil e até mesmo dentro do parlamento. Aprovado no Senado, ele agora tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informação (CTCI)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. a vida em sociedade presume regras (direitos, obrigações e responsabilização). não se trata de podar o direito de alguém, e sim de buscar o bem-estar coletivo. hoje a internet é utilizada para diversos fins, alguns lícitos, outros ilícitos, como tráfico de drogas/armas e pedofilia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo