EconomiaMídia

É A GUERRA. Apagão ou apaguinho. O Lula anda sobre as águas. E o FH em penúltimo

Concorde-se ou não, o blecaute da última semana é bom exemplo do comportamento da mídia
Concorde-se ou não, o blecaute da última semana é bom exemplo do comportamento da mídia

Até poderia acrescentar, ao que escreve o jornalista Carlos Brickmann, na seção “Circo da Notícia”, publicada no sítio especializado Observatório da Imprensa, que ele está sendo, digamos, parcial (argh). Afinal, na mídia grandona, se há, são muuuito raros os veículos que não têm ranço (para dizer o mínimo) em relação ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas vamos deixar assim, barato. Pelo texto, tem-se a impressão de que a coisa é meio a meio. Não é. Isso, porém, para o que proponho, é desimportante. Quero apenas (e Brickmann dá bons exemplos) destacar que a mídia, muito ao contrário do que propugna e até alça bandeiras, é qualquer coisa, menos neutra ou imparcial (argh).

Com as ressalvas feitas nos parágrafos anteriores, vale a pena conferir o que é oferecido por esse experiente profissional, com passagem pela maioria das grandes redações do País e que hoje é consultor de empresas. Acompanhe um trecho, a seguir:

“…COBERTURA DO APAGÃOA imprensa de saia curta. E justa

…A imprensa, para mal dos pecados, parece ter aderido ao clima de final de campeonato. Se o jornal é contra Lula, a culpa do apagão é inteiramente dele; e problemas em São Paulo, cujo governador deve ser o candidato de oposição à presidência da República, não existiram. Se o jornal é a favor de Lula, o apagão foi apaguinho, o de Fernando Henrique foi maior. Foi, nas imortais palavras de Tarso Genro, um “microincidente”. E São Paulo, sim, é que não soube garantir o abastecimento de água mesmo sem energia elétrica para bombeá-la.

Os meios de comunicação devem ter posição; isso é bom. Mas não devem permitir que sua posição atropele os fatos. Se os jornais se limitam a transcrever argumentos da situação e/ou da oposição, por que gastar dinheiro para comprá-los?

O tom da guerra

Do jeito que a coisa vai, se um tucano e um petista disputarem uma corrida e o tucano vencer, a imprensa situacionista noticiará que o petista chegou em segundo e o tucano em penúltimo. E, se o presidente Lula caminhar sobre as águas, a imprensa oposicionista dirá que Lula não sabe nadar…”

PARA LER A ÍNTEGRA DA SEÇÃO “CIRCO DA NOTÍCIA”, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados pelo sítio especializado Observatório da Imprensa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo