PolíticaPrefeituraSanta Maria

RÁDIO-CORREDOR. Os que estão pela “bola sete” na Prefeitura. Só não se sabe quem vai para o lugar

O colega José Mauro Batista, editor chefe de A Razão e o melhor repórter político com o qual já convivi, me disse no sábado, perto do meio dia, no Calçadão – “o pessoal já leu tua coluna e agora estão dizendo quem sai da Prefeitura”. Que coisa! O Maurinho estava se referindo ao TEXTO “Saída (se houver) de Busatto desencadeia mudanças na Prefeitura”. E o pessoal gosta mesmo de uma fofoca – que não era o caso da nota, mas certamente sobrava no trololó sabatino.

Me senti, por conta disso, instado a ir à luta. Foi o que fiz ontem. Conversei com boa meia dúzia de pessoas ligadas, algumas até bem próximas, ao poder consorciado entre PMDB e PP no Centro Administrativo. E descobri. Não o que vai acontecer. Mas o que a “rádio corredor” do governo comenta todo dia, toda hora, sem parar. E que deverá, ou não, se confirmar até o final do ano, início de 2010. Pela ordem:

Diz a “RC” que o da esquerda quer que o da direita fique. Mesmo que não more em Santa Maria
Diz a “RC” que o da esquerda quer que o da direita fique. Mesmo que não more em Santa Maria

1)      Cezar Schirmer quer porque quer que seu xará Busatto permaneça. Mesmo que não more em Santa Maria. Por duas razões. Uma é que gosta do trabalho dele e entende que o ex-Chefe da Casa Civil da governadora Yeda Crusius (sua função pública anterior) está fazendo exatamente o que se esperava, no comando da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Outra é que não tem a menor idéia de quem pode ocupar o lugar. Quer dizer, idéia tem, mas ninguém com a “estatura” de Busatto. O que implicaria em tornar a pasta de “segunda classe”.

2)      A intenção do prefeito seria trocar “meia dúzia” de assessores graúdos. Mas teme que isso possa passar, para a opinião pública, a impressão de que o primeiro ano de governo foi ruim. E Schirmer tem a convicção de que faz uma excelente administração, “dadas as circunstâncias – a começar pela queda na arrecadação”. Por essas e outras, é o que “informa a rádio corredor”, haveria apenas trocas pontuais. Uma delas porque o titular já não estaria tão a fim e não criaria constrangimento algum, fosse pessoal ou político. No caso, o professor Pedro Aguirre, da Educação.

3)      A segunda (além da de Busatto, se acontecer) estaria, sempre de acordo com a rádio corredor, seria na pasta extraordinária que cuida do trocão do PAC. Para além do que é informado à mídia (que aceita tudo sem nada questionar, além de elogiar mesmo quando desnecessário), o fato é que Cezar Schirmer está por demais desconfortável com o atraso nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento. E a história contada no início do ano (“ajustes”) não está mais colando. Nesse caso, Nabor Ribeiro seria afastado, quem sabe para outro posto. Se possível.

4)      A terceira… a terceira.. bem.. a terceira não haveria. Só em abril, quando da saída compulsória (para se desincompatibilizar visando as eleições de outubro) de Jorge Pozzobom, José Farret e Tubias Calil. Mas aí não é mais final do ano, como se sabe.

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO – feito o relato da “rádio corredor” da Prefeitura, é bom que se afiance: há muita desconfiança, meeeesmo, em relação ao desempenho de vários secretários e outros cargos das proximidades de Schirmer. E não apenas esses “escolhidos”. O problema, porém, é que, ao mesmo tempo em que o “povo” diz saber quem sai, não tem a mínima idéia de quem entra. E aí a porca pode torcer o rabo. Isso em relação ao fim do ano.

Já no que toca às mudanças obrigatórias de abril, bem, aí é que ninguém sabe nada mesmo. Se o prefeito pensa no assunto não conta para ninguém. Mas este (nem sempre) humilde repórter tem duas convicções. A inicial é que José Farret e Tubias Calil serão consultados acerca das mudanças, para, se possível, deixar no lugar alguém que, além da preferência do prefeito, seja da confiança dos afastados. A final é que a secretaria de Pozzobom deixa de existir. E não briguem com o repórter. Esperem abril, poooor favor!

OBSERVAÇÃO: a foto, de arquivo, é de Felipe Pires, da Superintendência de Comunicação Social da prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. No governom Shirmer tem FG ganhando hora extra!!!!Lá nas obras e isso para quem prometeu fazer direito é muito “Xaropinho”!
    Elogios a secretária de turismo? quáquá!Eu quero ver coisas concretas como tinha no tempo do Paulo Cecim!
    Esse prefeito Shirmer é engraçado, trouxe o professor Titi Roth para secretário de cultura , coisa que eu elogiei, mas não dá nada para a secretaria , deixa literalmente as moscas!Ou alguém viu alguma coisa de vulto a não ser factóides!

  2. o Busatto não vai esperar ser criado as fundações que segundo ele, tem uma participação muito importante na construção partidaria. sera que não esta satisfeito com o governo que fala muito e faz pouco . alias faz para uma pessoa um bem grandão aquele candidato .

  3. Rádio-corredor hahahahaha
    Essa foi boa!!! hahahahaha
    Notícia diz que me disse!!! Tô fora!!!
    sem comentários!!! abraço

  4. @elvira
    dize que o governo municipal acabou com ccs é a maior mentira . o que eles não falam que as fundações não foram criadas ainda sera que não vai ter cc ???? alis falando nisto o prefeito foi tão inteligente acabando com a secretaria de captação de recursos e criando a secretaria para acomodar o Dr jorge pozzobom isto é bem feito . . .

  5. @elvira não estou falando da professora Norma, estou perguntando das ações da secretaria que ninguém viu nada até agora. Aliás ir a Gramado me parece que foi a única ação do ano. Sobre a questão dos CCs acredito que é necessário uma administrador público ter os CCs a seu lado, mas não pode desmerecer a qualidade técnica das servidores. Sobre o dinheiro do PT foi um equivoco parcial pois, não podem esquecer, quem determina isso são os integrantes do próprio PT. Assim como, quando o Pozzobon conseguia recursos do governo Yeda para SMA, não era o PSDB, mas a Yeda e ele são do PSDB.

  6. Não sabia que o PT esta mandando dnheiro para Santa Maria, será que é sobra do mensalão? Por que a verba que chega para o municipio é do governo federal que é de todos os brasileiros. Pelo que conheço, a postura do Pref Schirmer é digna de admiração, dos mais de 300 ccs que o governo passado tinha passou para 190. Não sai queimando ninguém porque discorda da sua posição politica, apenas é cauteloso como todo o governante deve ser. Esperem para ver Schirmer e teremos orgulho deste governo…E quanto a Sec de Turismo os desinformados não sabe do encontro que teve em Gramado onde o próprio ministro do Turismo estava presente e elogio a atuação da Secretaria Norma como umas das melhores proficionais do País

  7. Ah, sobre o comentário do Jean Carlo. O professor Pedro Aguirre é um dos mais qualificados quadros da chamada “direita” de Santa Maria. Com todo o respeito à professora Magali Adriano, considero-os incomparáveis em termos de qualificação para o cargo de secretário.

  8. Mais devagar aí, sr. Ildo Callegari. Não é tão verdade assim que o governo Valdeci mudava os CCs assim a toda a hora. Às vezes mudava aqueles que não iam numa plenária do partido, né? Às vezes davam prioridade aos CCs que apoiavam o “cavalo do comissário” nas eleições, não é? Mas, isso ninguém vai admitir, obviamente. De qualquer forma, esse discurso de pintar um quadro “mil maravilhas” só convence os incautos. É preciso ter humildade para reconhecer os erros. Tanto é verdade que se perdeu a prefeitura. Se ao invés de Centro de Eventos e outros namoros com os empresários, o governo petista tivesse continuado priorizando a periferia, como foi no primeiro mandato, quem sabe tivesse ganho a eleição? Acho que menos soberba e mais autocrítica ajudaria em muito o PT.

  9. Até parece que mudará alguma coisa se os candidatáveis saírem da prefeitura, acho brabo!
    Esse governo peca pela falta de maestria política e isso que o seu maestro esta nela faz muito mas muito tempo.
    Aí notamos a diferença de ser do legislativo e ser do executivo, vimos a real competência de cada um e nessa o prefeito dançou! é muito fraco!
    Pelo menos me consolo que o PT está fazendo a sua parte e mandando os recursos porque senão fosse isso nós estaríamos na beira do abismo!
    Vamos ver o que irá acontecer!

  10. Mas esse prefeito é fraco gente! Fica com medo de mudar o governo porque vão dizer que tá mal!Mas isso já tão dizendo com mudança ou não!Muda e ao menos dá uma esperança pra cidade de que vai cumprir o que prometeu,me lembro do discurso dele na posse “aos secretários eu aviso que o que lhes espera é muito sacrificio e trabalho!”agora tem um monte de gente CC do governo que não trabalha e tão pouco faz sacrificio!e o prefeito Schirmer sempre indeciso e com medo!Tenha coragem prefeito! Faça que nem o PT mude quantas vezes for preciso o dinheiro que paga essa gente é da população!Começe pelo turismo que não funciona.

  11. Claudemir, acho que a Rádio-Corredor melhorou a qualidade das notícias. Com relação ao Busatto, acho que Santa Maria perde com a saída dele, até porque o Schirmer não terá ninguém com a capacidade e a visão política dele. Mas com relação ao Pedro Aguirre, já se sabe de muito tempo que a Professora Magali merece o cargo, e vem apoiada pelo Claudio Rosa, o que também não é novidade. Já para o lugar do Nabor acho que para fazer o que ele faz não precisa ser nenhum mestre de obras, até um simples carpinteiro já faz as obras dele.
    Acho que seria importante o Tubias, o Pozzobom e o Farret sairem já no início do ano, assim fica mais transparente e ninguém vai poder falar que estão usando a máquina pública para campanha.
    Tá na hora de revisarem os cargos, pois o segundo escalão tá morto, imagina os demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo