Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Câmara de VereadoresSupremo

VEREADORES. Supremo deve enterrar hoje idéia de posse dos suplentes de outubro

Tese de Roberto Gurgel tende a ser acolhida por ampla maioria, no Supremo
Tese de Roberto Gurgel tende a ser acolhida por ampla maioria, no Supremo

Está confirmada para esta quarta-feira  a sessão do Supremo Tribunal Federal que vai analisar o mérito da ação impetrada pela Procuradoria Geral da República, através do procurador Roberto Gurgel, contra a posse dos suplentes de vereador eleitos em outubro e beneficiados por emenda constitucional promulgada pelo Congresso. Em decisão liminar, concedida pela ministra Carmen Lúcia, o STF impediu a assunção dos cerca de 7 mil que ocupariam, em todo o Brasil, as vagas criadas pela PEC.

No caso de Santa Maria, o número de vagas na Câmara passa a 21, com o que, em tese, sete poderiam assumir. Não será o caso, é a tendência. E, assim, o número de edis da boca do monte só será ampliado a partir da eleição municipal de 2012.

Para saber mais detalhes, inclusive sobre a tendência predominante no Supremo, acompanhe reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo. O texto é de Mariângela Gallucci, com foto é de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil. Confira:

STF deve impedir posse de novos vereadores

Os integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) deverão ratificar amanhã uma decisão da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha que impediu a posse de cerca de 7 mil suplentes de vereadores. Esses suplentes estavam assumindo cadeiras nas Câmaras com base numa emenda constitucional que aumentou o número de vagas nos Legislativos municipais retroativamente à eleição do ano passado. Em sua decisão, tomada no dia 2 de outubro, Cármen Lúcia disse que a emenda mudou um processo eleitoral que já terminou, o de 2008.

Outros ministros do STF já se manifestaram contra os efeitos retroativos da emenda. Em setembro, Carlos Ayres Britto, que além de integrar o Supremo é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a proposta de emenda constitucional tinha chegado tarde para entrar em vigor nesta legislatura. Segundo ele, o TSE já concluiu em 2007 que a aplicação da emenda está condicionada a sua aprovação antes do processo eleitoral.

INTERFERÊNCIA

Autor da ação, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sustentou que a emenda interferiu numa eleição já encerrada. Segundo ele, a norma feriu atos jurídicos perfeitos, “regidos todos por normas previamente conhecidas, que agora são substituídas, após terem sido integradas à regência dos fatos jurídicos em…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo