ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Para onde vai a fábrica de embalagens que Schirmer queria trazer para Santa Maria”

A seção “Luneta”

Um dos alvos do prefeito Cezar Schirmer, a Tetra Pak, indústria de embalagens para o setor de alimentos, não vem para Santa Maria.

É uma pena, mas o investimento estimado em R$ 3 milhões será destinado a Passo Fundo. Protocolo, com incentivos fiscais estaduais, foi assinado em 30 de novembro.

Salvo engano claudemiriano, o presidente da Câmara só vota em caso de empate. Com o que, João Carlos Maciel não precisará dizer “sim” à CIP.

Placar provável: 9 a 4, a favor da Contribuição. Ou 10 a 3, se Marion Mortari, do PP, não confirmar sua intenção de ser contra e se juntaria ao voto dos três petistas.

Jorge Pozzobom, secretário de Relações Institucionais, se esforça uma barbaridade para ver se a Assembléia vota na próxima semana a municipalização do Distrito Industrial.

Morte repentina de Laci Vargas de Lima, na última terça-feira, torna bem mais pobre o exercídio da militância política. Ele fez isso (e bem e sem auferir qualquer lucro) a vida inteira. Fará falta.

Os últimos dias tem sido de constrangimento no âmbito da administração. E pelo menos três fatos contribuem para isso, por mais que se tente tergiversar.

Um é a suspeita que recai sobre um Cargo de Confiança de Tubias Calil, que teria participado de assalto em Cacequi. Mais desalentador: a pessoa teria sido coordenador da campanha do hoje secretário, no bairro Tancredo Neves.

Outro é a morte de um servidor de confiança, na zona norte da cidade e que, no entanto, não havia sido nomeado desde janeiro. O caso tende a parar na Justiça.

E um terceiro é mais antigo: a reversão do afastamento de um CC que queria comemorar o aniversário, veja só, no horário e local de trabalho. Pegou mal.

Nomeação de Marco Peixoto para o Tribunal de Contas do Estado, na vaga de João Luiz Vargas, abre caminho para a renovação política em Santiago.

O ex-prefeito José Francisco Gorski (que, por sinal, terá apoio de santa-marienses ligados ao esporte) concorrerá à Assembléia pelo PP. Ele fará dobradinha com o deputado federal Luiz Carlos Heinze.

Você também pode encontrar este repórter diariamente às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no www.claudemirpereira.com.br – com seus mais de 12 mil acessos diários, em média.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. Ildo, acho que o suposto envolvido, para preservar a administração pública, deveria ser afastado e, depois de verificado, voltar ou não definitivamente. Mas mantê-lo durante as investigações acho ruim para a imagem do serviço público. @Ildo Luiz Callegari

  2. Mas o Salvador é azarado mesmo, passa anos e anos tentando se eleger vereador e nunca consegue, quando ganha um CC dá problema!
    Gente trabalhando na Prefeitura sem receber teve aos montes no inicio do governo do Dr. CS e ainda é possível que tenha, agora cabe perguntar não cabe ao ministério público investigar?
    Quanto ao CC que supostamente esteve envolvido em assalto, a meu ver é um assunto para a justiça, quem o indicou devia conhece-lo.

  3. Com relação ao CC Salvador, morador da zona SUL, e ex-candidato a vereador, a coisa é grave. Veja que o Presidente do PP, Marcelo Dalla Corte, acho normal utilizar a máquina pública para convidar (em papel timbrado)os amigos para uma festa a ser realizada em um galpão localizado em um espaço da administração pública, em horário de trabalho. Só faltou pedir contribuição monetária para a festinha. Fico preocupado pois a colocação do Marcelo é de que isso é uma coisa simples e que não vê problema nenhum. Sendo assim, gostaria que ele manifestasse a lista de coisas consideradas simples e as que são graves, pois assim a imprensa não pegaria tanto no pé dele. hahahahaha
    Outra preocupação, tendo em vista ser ele Secretário Geral da Câmara de Vereadores, é o que pode e o que não pode acontecer nas dependências da Câmara.

  4. sobre o CC que não havia sido nomeado e morreu, é importante dizer que ouvi falar que não é o único que passou ou ainda passa por essa situação, de estar trabalhando e não ter sido nomeado. Me preocupa como essas pessoas eram pagas, pois trabalhar sem receber não dá para aceitar. Mas é mais um caso que irá parar na Justiça. Segundo comentários da rádio-corredor, não há dúvidas que o trancador de tudo é o Secretário Pippi, isso dito por gente com forte ligação no governo.

  5. Primeiro o caso do suspeito de um assalto, que conforme notícia publicada, quando abordado pela polícia se apresentou como CC da Prefeitura de Santa Maria. O pior ainda é que esse sujeito foi líder na campanha do Tubias que não é somente Secretário Municipal, mas candidato a representar nossa cidade e região na Assembléia Legislativa. Uma pergunta importante é se há mais surpresas dessas e que tipo de atitude foi tomada com esse CC?

  6. caro Claudemir, talvez eu tenha me expressado de maneira errada, na verdade eu acho que esse tema mereceria um destaque especial pela complexidade dele, mas vou tentar fazê-lo aqui mesmo sem problema. @Jean Carlo

  7. Claudemir, se me permite a ousadia, gostaria que você separasse deste item global as questões relativas aos três constrangimentos da administração municipal, assim facilita os comentários, pois o tema é extenso é muito sério, pois os governos anteriores foram muito criticados por erros bem menores, e agora que iriam dar uma aula de administração pública acontece isso e nós, como simples contribuintes, ficamos sem saber em quem confiar. Vou esperar para ampliar minha participação. (NOTA DO EDITOR: uma coisa são as notas habituais que publico no sítio; outra é a mera reprodução das notas da coluna Observatório, que publico originalmente no jornal A Razão, aos sábados. Não há como separá-las, como sugere o leitor. Mas nada impede que mais de um comentário seja feito. Cabe ao leitor, se desejar, fazer a separação)

  8. Sobre a fábrica de embalagens para refrescar a memória encaminho o link abaixo:
    https://claudemirpereira.com.br/2009/10/olhinhos-puxados-2-duvidas-do-sitio-e-do-leitor-uma-quem-e-a-senhora-kong-mas-ha-varias-outras/
    Não posso afirmar que a indústria que foi para Passo Fundo é a mesma que viria para Santa Maria, até porque, pela informação da Prefeitura, seria uma indústria local a responsável pela importação do equipamento para produzir as embalagens.
    Bem, caso se confirme que a fabrica não funcione em Santa Maria, fora a perda econômica o que eu mais sinto é a irresponsabilidade das declarações da Prefeitura Municipal.
    As informações vinculadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura no mês de outubro (ver o link acima) davam com certo este investimento na cidade e mais, afirmava que o investimento seria no mês de novembro.
    Cabe destacar que esta história toda, falando por mim, nunca me pareceu amparada na realidade. Acho que tinha razão!
    Com isso, somente uma manifestação à Prefeitura Municipal: Menos engodos, menos falácias e mais ação e espírito público. Estou pedindo demais? Estou sendo ofensivo? Os outros leitores do site do Claudemir que façam seu julgamento.

  9. Claudemir, além dos constrangimentos que citaste acima, soube de um outro. Segundo uma fonte bastante confiável, o secretário “to be ass”, a exemplo do ocorrido no show do Vitor e Léo, estaria desfilando nos jogos do sub-20, se autopropagandeando. E, pior, teria desobedecido uma orientação da Brigada Militar que era contrária à entrada de determinados tipos de fogos de artifício. Engraçado que na mídia local o secretário só aparece nas fotos posadas e sorridentes. A pergunta que não quer calar: como é que um secretário, candidato a deputado, contrata para sua assessoria um “bandido”?

  10. E a Senhora Kong? E o Buzatto?Essa fábrica não ia ser confirmada no mes de novembro? Porque a fábrica não vem ? O que faltou? Apoio? Articulação? Ação do executivo municipal? E os empregos prometidos na última eleição?Caaalma, estou só perguntando quem souber que responda.

  11. Sobre a Tetra Pak, se valer o discurso de campanha de Schirmer e os seus, então faltou habilidade para negociar ou ainda habilidade política ou até interesse em fazer a cidade crescer (era isto que diziam de Valdeci). Ou isto, ou estarão percebendo que este modo eleitoreiro de fazer política já deu o que tinha que dar? A CIP está aí para comprovar, gerar emprego também está comprovado que não é bem assim, eles conseguem até mandar embora programas prontos do governo federal. O povo está percebendo que a gestão atual da prefeitura tornou-se meramente um palanque para poucos privilegiados tentarem vôos mais altos. Que bom se 10% daquilo que prometeram em campanha fosse concretizado.
    Rapidamente sobre o Marco Peixoto, se o governo do estado fosse sério, o caminho para Gorski estaria aberto não pela nomeação de Peixoto para um cargo que vai conferir as contas do estado e sim por ele ter sido cassado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo