ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Consenso na Câmara? É. Pode ser

Não custa lembrar

Em 8 de janeiro de 2005:

“QUE PENA – Mais uma vez os vereadores perderam uma excelente oportunidade para propor uma Mesa pluripartidária, em que todos as principais siglas teriam a presidência por pelo menos um ano, e os demais garantiriam espaço na gestão do Legislativo. Haveria a possibilidade de, durante quatro anos, vermos na chefia do Poder, vereadores do PT, PMDB, PP e PSDB, os maiores, com a participação do PDT, através de Romero, na direção da Casa, ainda que não no principal cargo.

Impossível? Não em Porto Alegre, por exemplo, em que isso ocorreu na Legislatura passada e acontecerá agora, de novo. O que temos de diferente? Alguém sabe dizer?”

Hoje:

Por imposição regimental, a oposição na Câmara teria cargos secundários na Mesa. Em vez de disputar, e sabendo que perderia, negociou e surgiu, de pronto, chapa única. Mas não foi desta vez, como já não ocorre desde quase sempre, que o parlamento santa-mariense deu lição de civilidade política – a exemplo do que é possível em Casas de discussões ainda mais acirradas, como na capital e, especialmente, na Assembleia.

Como seria? Ora, os partidos maiores garantiriam a presidência por um ano e os outros cargos (inclusive CCs, hoje todos do bloco dominante) seriam distribuídos pelos demais. Não é simples? Sim, se houvesse vontade. Não há.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo