ÁGUA E VINHO. O oposto de Gilmar Mendes. Assim é Cezar Peluso, novo presidente do STF
Não há qualquer dúvida a respeito. Enquanto Gilmar Mendes era a própria imagem do falador, inclusive sobre temas que eventualmente poderia julgar – o que provocou a ira de muita gente -, seu sucessor, na presidência do Supremo Tribunal Federal, o paulista Cezar Peluso é a perfeita imagem do sujeito (e magistrado) discreto.
Da água para o vinho, como costumamos dizer. Ah, e quem afirma isso, e é secundado por muitos analistas, acerca do novo comandante da principal corte do Judiciário brasileiro é o desembargador federal, professor e doutor em Direito Ambiental Vladimir Passos de Freitas, que escreveu um perfil de Peluso, publicado no sítio especializado Consultor Jurídico. Vale a pena conferir, com a foto da Assessoria de Comunicação do STF. A seguir
“Trajetória de Peluso revela como será sua gestão
O Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça estão sob nova direção. Sai o ministro Gilmar Mendes e assume o ministro Cezar Peluso. A gestão de Gilmar Mendes merece análise específica. Nela, o enfrentamento dos problemas foi direto e explícito. Tal análise, contudo, não deve ser feita agora, ao sabor de polêmicas e opiniões radicalmente divergentes. Ao contrário, a passagem do tempo dará ao intérprete uma visão mais clara, racional e desapaixonada. Assim, neste primeiro momento, vejamos apenas quem entra e não quem sai.
Cezar Peluso nasceu em Bragança Paulista, há 67 anos. Cedo, mudou-se para Santos, onde iniciou os estudos em escola municipal, ingressando depois no Seminário Diocesano São José, na vizinha cidade de São Vicente, onde era conhecido pela dedicação e pela memória prodigiosa. Deixou o seminário para continuar os estudos no Colégio Santista (Irmãos Maristas) e no Colégio Canadá, escola estadual de reconhecida excelência.
Em 1962, entrou, em primeiro lugar, na Faculdade Católica de Direito de Santos, conhecida por “Casa Amarela”. Contam seus colegas de turma que ele tinha sempre as notas máximas e que nas aulas, frequentemente, com respeito e sem arrogância, questionava os professores, que se viam em dificuldades para responder suas perguntas…”
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