JudiciárioSupremo

ÁGUA E VINHO. O oposto de Gilmar Mendes. Assim é Cezar Peluso, novo presidente do STF

Na posse, o ritual: Peluso junto aos presidentes dos outros poderes, inclusive Lula, do Executivo

Não há qualquer dúvida a respeito. Enquanto Gilmar Mendes era a própria imagem do falador, inclusive sobre temas que eventualmente poderia julgar – o que provocou a ira de muita gente -, seu sucessor, na presidência do Supremo Tribunal Federal, o paulista Cezar Peluso é a perfeita imagem do sujeito (e magistrado) discreto.

Da água para o vinho, como costumamos dizer. Ah, e quem afirma isso, e é secundado por muitos analistas, acerca do novo comandante da principal corte do Judiciário brasileiro é o desembargador federal, professor e doutor em Direito Ambiental Vladimir Passos de Freitas, que escreveu um perfil de Peluso, publicado no sítio especializado Consultor Jurídico. Vale a pena conferir, com a foto da Assessoria de Comunicação do STF. A seguir

 “Trajetória de Peluso revela como será sua gestão

O Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça estão sob nova direção. Sai o ministro Gilmar Mendes e assume o ministro Cezar Peluso. A gestão de Gilmar Mendes merece análise específica. Nela, o enfrentamento dos problemas foi direto e explícito. Tal análise, contudo, não deve ser feita agora, ao sabor de polêmicas e opiniões radicalmente divergentes. Ao contrário, a passagem do tempo dará ao intérprete uma visão mais clara, racional e desapaixonada. Assim, neste primeiro momento, vejamos apenas quem entra e não quem sai.

Cezar Peluso nasceu em Bragança Paulista, há 67 anos. Cedo, mudou-se para Santos, onde iniciou os estudos em escola municipal, ingressando depois no Seminário Diocesano São José, na vizinha cidade de São Vicente, onde era conhecido pela dedicação e pela memória prodigiosa. Deixou o seminário para continuar os estudos no Colégio Santista (Irmãos Maristas) e no Colégio Canadá, escola estadual de reconhecida excelência.

Em 1962, entrou, em primeiro lugar, na Faculdade Católica de Direito de Santos, conhecida por “Casa Amarela”. Contam seus colegas de turma que ele tinha sempre as notas máximas e que nas aulas, frequentemente, com respeito e sem arrogância, questionava os professores, que se viam em dificuldades para responder suas perguntas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens e artigos publicados no sítio especializado Consultor Jurídico.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo