EconomiaTrabalho

ECONOMIA. O menor desemprego de março em 12 anos. Mas aumento em relação a fevereiro

Resumo da ópera: no clima Gre-Nal que vivemos hoje, cada um pode escolher o dado que melhor lhe convier. Os otimistas (é o meu caso, em qualquer circunstância) devem preferir a informação que dá conta do melhor março em 12 anos, no que toca ao índice de desemprego. Já os pessimistas (que também podem preferir ser chamados de realistas) chamarão a atenção para o aumento havido em relação a fevereiro.

De todo modo, os números e as avaliações constam do trabalho realizado por, entre outras instituições, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). E são a base de reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é de Ana Conceição. Confira:

Desemprego sobre, mas atinge menor nível para meses de março em 12 anos

… A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal) cresceu para 13,7% em março ante 13,0% em fevereiro. Apesar do aumento, é a menor taxa para o mês de março desde 1998. Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) foram divulgados hoje pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Apesar do aumento, é a menor taxa para o mês de março desde 1998.

Em março do ano passado, o desemprego nas seis regiões estava em 15,1%. As entidades estimam que 2,767 milhões de pessoas estavam desempregadas nas seis principais regiões metropolitanas em março, 149 mil a mais do que em fevereiro.

O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados nessas regiões ficou praticamente estável em fevereiro (-0,1%), em R$ 1.274 mensais. Em relação a fevereiro de 2009, a renda aumentou 0,4%. A massa de rendimento dos ocupados também permaneceu estável…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo