Artigos

Secretaria de ocasião? – por Gilson Piber

Pelos últimos movimentos, a Secretaria da Juventude, Esportes. Lazer, Idoso e Criança de Santa Maria perdeu o status de “pasta de ponta” com a saída do ex-titular e vereador Tubias Calil para concorrer a deputado estadual. Pela lógica atual, é possível imaginar que a secretaria, infelizmente, tinha plano meramente eleitoreiro.

Agora, justiça seja feita. O objetivo foi alcançado. Tubias Calil ganhou visibilidade e, certamente, conquistou votos com a promoção de torneios de vôlei, festivais de balonismo, brasileiro sub-20 de futebol, reinauguração de praças e outras iniciativas. Só não vou creditar ao ex-secretário a reforma dos ginásios A e D do Centro Desportivo Municipal (CDM), porque é um pleito encaminhado ao Ministério do Esporte pela gestão do ex-prefeito Valdeci Oliveira, com auxílio do deputado federal Paulo Pimenta.

Quantos campos de futebol foram inaugurados na gestão Tubias Calil? Começo a acreditar naqueles que afirmam que o futebol amador, efetivamente, não rende votos, mesmo com os inúmeros campeonatos que lotam gramados da periferia santa-mariense nos sábados e domingos. Aliás, ainda não entendo como Santa Maria carece de um estádio municipal moderno para a prática do futebol e do atletismo. O certo é que o campo do CDM nunca vingou e seu espaço foi engolido para a construção do Centro de Eventos. A pista sintética de atletismo também não passou de mais um sonho. Ivorá (RS) tem uma pista decente. São Pedro Sul, Faxinal do Soturno, Nova Palma, entre outras cidades da região, possuem estádio municipal. Santa Maria não tem.

Será que, sem o afilhado político do prefeito, a secretaria de nome pomposo e quase quilométrico cairá para a segunda divisão das pastas do governo? Sinceramente, espero que não. Torço que as luzes divinas iluminem o prefeito Cezar Schirmer na escolha do substituto de Calil. Que seja alguém do esporte e para o esporte, bem como não tenha maiores pretensões políticas. Às vezes, me considero um ingênuo, mas é preciso acreditar nas lideranças políticas do Coração do Rio Grande.

Enquanto as ações para o esporte, a juventude, o lazer, o idoso e a criança forem vistas como instrumentos eleitorais, ficaremos vendo nossos filhos e netos praticando atividades físicas e esportivas nas ruas, nas calçadas, nas quadras desniveladas e perigosas e nos gramados esburacados.

O saudoso professor Manoel Tubino, antes de morrer em dezembro de 2008, escreveu que “o esporte é ainda considerado um extraordinário instrumento de paz e um dos melhores meios de convivência humana, devido a sua característica lúdica e sua tendência de promover a confraternização entre os diferentes participantes das competições”.  Em Santa Maria, não há certeza absoluta nem relativa a respeito do tema.

Gilson Piber – gilsonpiber@yahoo.com.br

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O esporte em Santa Maria é sub para os administradores há muito tempo…as modalidades são top, os governantes é que são sub…sem contar os saltimbancos da política que tentam tirar proveito…

  2. @luiz Celso Giacomini
    O professor Giacomini é generoso. Preciso dizer que ele sabe o que é esporte na esseência da palavra, pois passou boa parte da vida trabalhando pelo esporte. Foi diretor do CEFD da UFSM e atuou como técnico, desportista, dirigente. Foi o secretário de Esportes mais preparado que ocupou a pasta em Santa Maria.

  3. Cumprimentos ao Piber,pela lucidez pedagógica do que é”Promoção de Eventos” e “Promoção do Esporte”. Ao poder público cabe,em primeiro lugar, cuidar da promoção do esporte da cidade.
    abraços e parabens pela matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo