Eleições 2010Mídia

CASTELO DE AREIA. E, de repente, mídia descobre indícios de corrupção na “casa” de Serra

A ex-revista VEJA trata do caso tão discretamente quanto possível (é quase uma autodefesa em relação ao futuro que ela prevê, e talvez tenha dificuldade de impedir). Já a Época oferece mais destaque, numa alentada reportagem. De fato, se trata de uma dificuldade. Afinal, o candidato preferido da mídia grandona para suceder Lula, de repente, pode ter seu governo (embora não ele, pessoalmente) envolvido no lamaçal da corrupção.

Nome de Arnaldo Madeira, grão-tucano paulista, ligado a Alckmin e Serra, surge num apontamento

No caso, se fala aqui da operação Castelo de Areia, da Polícia Federal, que investigou uma grande empreiteira, a Camargo Corrêa. E não é que, de repente, os federais encontram indícios de pagamento de propina a funcionários dos governos tucanos em São Paulo? Que coisa, não?

Para saber mais do que se trata, confira a reportagem assinada por Walter Nunes, e que foi publicada na edição de Época que já está nas bancas ou nas casas dos seus assinantes. A seguir:

Ecos do buraco tucano

… Para fazer frente à propaganda do PT, que apresenta a candidata Dilma Rousseff como a “mãe” do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, a principal arma do PSDB e seu candidato, José Serra, são as grandes obras feitas pelo seu governo em São Paulo. Entre elas estão a Linha 4 do Metrô e o trecho sul do Rodoanel, o anel viário no entorno da capital paulista que liga as principais rodovias do Estado. A estratégia de Serra sofrerá o impacto de novas suspeitas de corrupção lançadas pela Polícia Federal no inquérito da Operação Castelo de Areia, que investigou a Construtora Camargo Corrêa.

As suspeitas da PF se baseiam em material apreendido na casa do diretor financeiro da empreiteira, Pietro Giavina Bianchi: um pen drive e uma pasta com documentos. Para a PF, as anotações encontradas lá reúnem indícios de pagamento de propina pela empreiteira em grandes obras públicas. A contabilidade se refere aos anos entre 2006 e 2008. ÉPOCA teve acesso ao relatório da inteligência da PF com a análise das anotações feitas por Pietro. Algumas delas sugerem ligações do diretor financeiro da Camargo Corrêa com altas autoridades de governos tucanos em São Paulo.

Um dos manuscritos, datado de 2006, com anotações referentes às obras do Metrô e do “anel viário”, relaciona valores ao lado das iniciais “AM” e Arnaldo Madeira. Seria uma alusão, segundo a interpretação da polícia, ao deputado federal Arnaldo Madeira (PSDB-SP), que foi chefe da Casa Civil do governo de São Paulo durante a gestão de Geraldo Alckmin. Os valores, segundo a conclusão da PF, foram contabilizados como…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. só falta o PSDB que prega a (moral e os bons costumes) dizer que foi o LULA que mandou investigar o serra e que isto não passa de boato (ONDE A FUMAÇA Á FOGO) e ainda querem voltar a governar o país, mas também o FHC não conseguiu vender todas as estatais nos seus 8 anos agora vem com o zé moto-serra que é para não deixar nada em pé

  2. A mesma coisa foi com os protestos dos professores paulistas, teve polícia batendo, muitas passeatas, nada foi tratado na Rede Globo, vamos ver agora, vão ignorar a pesquisa?A queda do Serra?O rolo no Governo Paulista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo