Eleições 2010JudiciárioPartidos

FICHA LIMPA. São poucos, mas alguns grandões podem ficar fora do baile de outubro

Tenho sinceras dúvidas acerca da celeridade da votação do projeto “Ficha Limpa” pelos senadores, agora que já foi aprovado na Câmara dos Deputados. Para valer em outubro, teria que  passar pelo Senado até 6 de junho.

Tucano Cunha Lima não concorreria. Mas não é o único. E não só do PSDB

E tenho profundas certezas. Uma delas é: quem entrar na Justiça, consegue se candidatar, dada a flagrante inconstitucionalidade da Lei. Afinal, ninguém pode ser considerado culpado antes de todas as instâncias serem cumpridas. E o projeto ignora o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

Não obstante tudo isso, há preocupação em alguns partidos e, sobretudo, com certos possíveis candidatos grandões. Eles podem até ficar fora do baile de outubro. Quem conta isso, com mais detalhes, é a reportagem de Adriana Carranca, publicada n’O Estado de São Paulo. Confira:

Promessa de não ter ‘ficha-suja’ afeta palanque de PT e PSDB

…Se PT e PSDB cumprirem a promessa de não ter candidatos com ficha suja na disputa pelos governos estaduais, Senado e casas legislativas nas eleições de outubro, ambos vão ter de abrir mão de importantes nomes – alguns já apresentados como pré-candidatos. A promessa foi feita pelos presidentes dos partidos, José Eduardo Dutra (PT) e o senador Sergio Guerra (PSDB), durante debate no auditório do Grupo Estado, na segunda-feira.

Ex-governador da Paraíba e pré-candidato tucano ao Senado, Cássio Cunha Lima não poderia concorrer. Foi cassado em última instância por decisão do Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico e político e deixou o cargo em fevereiro de 2009. Procurado, Cunha Lima não respondeu ao pedido de entrevista.

No Maranhão, o PSDB negocia apoio do pré-candidato tucano à Presidência José Serra ao ex-governador Jackson Lago (PDT), que tentará voltar ao cargo do qual foi obrigado a sair em abril de 2009, após ser cassado também por abuso de poder.

A opinião dele sobre o Ficha Limpa é contraditória. Ao mesmo tempo em que diz apoiar o projeto, o ex-governador considera a possível inelegibilidade da sua candidatura ao governo maranhense “uma injustiça” sem precedentes…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo