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SENSUS. Pesquisa mostra irrelevância da mídia – mais que a virada de Dilma e a aprovação de Lula

É evidente, e até natural, que o maior interesse do consumidor de pesquisas (que nem é o distinto público, pode estar certo) está nos percentuais alcançados pelos candidatos à Presidência da República. Em segundo lugar, vem os índices de aprovação do governo e da pessoa de Lula – pela potencial importância que esse fator terá no episódio eleitoral.

Mas outras questões postas pela pesquisa simplesmente não são divulgadas pela mídia. Seja porque são consideradas desinteressantes ao público ou, principalmente, por conveniência. Podem trazer (e trazem) dados que desqualificam o próprio emissor da informação.

De minha parte, tomo a liberdade de reproduzir parcialmente (quem quiser, terá o link para a informação completa) as três notas do início da tarde desta segunda-feira, na ordem inversa em que foram publicadas. Acompanhe:

3) Saiba o que a pesquisa mostra e a mídia esconde. E os jornais viraram irrelevantes

A mídia tradicional se esforça para mostrar à sociedade a sua importância. E tudo o mais fica em segundo plano. Assim, mesmo a contragosto, publica o resultado de uma pesquisa de opinião (e a Sensus, de agora pela manhã, é só a mais recente), no que ela talvez mais interesse ao público: a intenção de voto para Presidente da República.

Números da pesquisa são devastadores para a mídia. Por que mostrá-los, então?

Mas a pesquisa não se constitui apenas desse ponto. E o restante, por absoluta conveniência, simplesmente é esquecido. Aliás, especiamente uma questão, feita pelos entrevistadores do Sensus, foi ignorada…

…A pergunta é: “o que você leva em conta na hora de decidir o seu voto?”. A resposta é devastadora, para os nossos midiatas (este escriba inclusive): somados televisão, jornais e rádio, o índice alcança apenas 20,2%. A TV, sozinha, fica com 13,8%. Importante, talvez, mas irrelevante para o resultado final. Ah, em 98, a influência televisiva era de 24%. E da mídia inteira, 37%….”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

2) O cara bate novo recorde de aprovação. Dele e de seu governo, diz Sensus

Outra questão (além da intenção de voto para Presidente da República) tratada pela pesquisa do instituto Sensus, divulgada no final da manhã, é o que pensa a população do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. E também o desempenho pessoal do comandante do Planalto. Ambas se ampliaram, em relação a levantamento anterior.

Os detalhes estão em reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo, com texto de Carol Pires. A seguir:

Governo Lula bate novo recorde de aprovação, indica CNT/Sensus

O governo do presidente Lula bateu novo recorde aprovação, segundo apurou a pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta segunda-feira, com 76,1% de avaliação positiva. Em janeiro deste ano, 71,4% dos entrevistados disseram…”.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

1) Pesquisa do Sensus também mostra Dilma na frente de Serra: 35,7% a 33,2%

Foi divulgada agora há pouco, no final da manhã, a pesquisa realizada pelo instituto Sensus, sob encomenda da Confederação Nacional dos Transportes. O levantamento, que começou no dia 11 e terminou no dia 14, repete, com pequena diferença, o levantamento divulgado no sábado pelo Vox Populi. Em ambos, a candidata petista Dilma Rousseff virou a tendência anterior e se coloca na frente do oposicionista José Serra, do PSDB.

Acompanhe, a propósito do Sensus, reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é assinado por Carol Pires. Confira:

Dilma venceria o primeiro turno, indica pesquisa CNT/Sensus

A pré-candidata do PT à sucessão do presidente Lula, Dilma Rousseff ficaria em primeiro lugar no primeiro turno da eleição de outubro, com 35,7%, vencendo José Serra, candidato do PSDB, ficaria com 33,2% dos votos. Os números são da pesquisa Sensus divulgada na manhã desta segunda-feira pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

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