ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Shopping popular, de Valdeci a Schirmer, uma história com final feliz”

Valdeci começou, há cinco anos. Schirmer conclui agora. Quem ganha? A comunidade

Em 26 de abril de 2005, o então prefeito Valdeci Oliveira anunciou, em entrevista coletiva (conforme reportagem disponível no site da Prefeitura na internet), o envio, no dia seguinte, de projeto de lei à Câmara, solicitando autorização para a compra do prédio do Cine Independência. Era a idéia costurada no governo de então, visando uma solução para os trabalhadores informais, ao mesmo tempo em que se encaminhava a revitalização do centro.

Em 14 de julho, os vereadores, por 10 votos a 4, aprovaram a compra, concretizada em setembro de 2005, com o fim específico de criar ali, no coração da cidade, um espaço digno para camelôs, ambulantes e artesãos, garantindo também a desocupação de locais que voltariam a ser usados integralmente pela comunidade.

Quis o destino que os poucos contrários de então agora são governo. Mais que isso, um dos que votou contra acabou por virar, na prática, o no condutor da desocupação da via pública. Assim é, nas democracias. E é necessário o resgate disso tudo, para o bem da história.

E saudar o prefeito Cezar Schirmer. Que, afora cumprir a lei de cinco anos atrás, torna-se responsável pelo processo final de uma verdadeira revolução urbana então projetada. É como deve ser. Não importa se um governo começa e outro termina. Mas sim o desejo da grande maioria dos cidadãos.

É preciso festejar. Pela possibilidade de se retomar o espaço público, de um lado. E pela garantia de um local digno aos trabalhadores, de outro.

Final feliz. É o que importa, não?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Visitei o Shopping Popular hoje e gostei do que vi. É claro que o pessoal ainda está se organizando e muitos espaços estão fechados, mas a primeira impressão foi muito positiva.

    Quanto ao texto de 26 de abril de 2005, a que te referiu, postado no site da Prefeitura, fui lá dar uma olhada, pois é da época em que eu atuava como jornalista, na Secretaria de Comunicação. Grata surpresa foi ver que está assinado por mim. Posso mesmo dizer que acompanho esta história desde o início. Esta fica para contar para os netos, quando o Shopping Popular, assim se espera, parecer algo que a cidade sempre teve. (NOTA DO EDITOR: não poderia fazer isso no jornal, inclusive porque é impresso. Mas quem quiser ler a íntegra daquela notícia – que é mesmo assinada pela Fabiane Machado – o link é este: http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=4800)

  2. Eu reconheço no Prefeito de Santa Maria mais humildade ultimamente, no inicío do seu governo, muitas vezes ele foi muito arrogante, lembro-me de que em uma entrevista ele comemtou que se fosse ele o prefeito da época, não teria comprado o Cine Independencia nem teria aplicado dinheiro no túnel e que achava desperdicio aquela avenida Dom Ivo lá na margem do Cadena, na época fiquei entristecido porque achei ia tudo por água abaixo, mas pelo menos ele está seguindo o que o outro deixou encaminhado e isto já é bom.

  3. Mas já tá na hora do nosso prefeito começar coisas novas, porque a gente não elegeu ele só para terminar as coisas que já estavam em andamento e até agora não se ve nada por iniciativa dele.

  4. Meu caro Delcatti, oque vc diz eh a mais pura verdade. O ponta pé inícial (estamos em plena copa do Mundo dá para dizer assin neh risos!)é fundamental. Com certeza a Boca do Monte não será a mesma depois do Shop e do Tunel. Bem lembrado, mas demorou de mais a BR 158 para ser concluida. Dizem as boas e (más)linguas que em Brasília ela constava como acabada por duas vezes, antes do Deputado Pimenta juntamente com parlamentares do RS se empenharem para a finalização da mesma. Dizem que não se deve falar nos mortos, mas a Boca do Monte “teve” em Brasília um dos Homens mais poderoso da República. Chegava votar três vezes no Colégio Eleitoral de triste memória, para escolha do Presidente do Brasil. Muito se fala Nele, mas se realmente ele quizesse a BR 158 não teria levado quase 40 anos para ser concluida. Não sou eleitor do Deputado Pimenta (já fui) mas reconheço o esforço que esse moço faz para que verbas Federais cheguem a Santa Maria. A 35 anos na Boca do Monte não lembro de nada igual, o normal é a administração que entra deixar de lado oque a anterior começou. Parabens ao ex Prefeito Valdeci, parabens ao Prefeito Schirmer.

  5. Mas o importante é sempre começar porque senão ninguém acabará um dia,assim foi o caso da Br 158, nesse caso dos Camelos e no caso do Túnel da Rio Branco se o Valdeci não tivesse começado talvez ainda não estivesse saído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo