Claudemir PereiraInternetJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Ponto facultativo nesta sexta em Santa Maria, no âmbito municipal. Que VOCÊ acha?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. mas o que foi feito mesmo pelo Secretário Lemos, nosso catedrático (categoria de topo da carreira docente nas instituições de ensino superior universitárias públicas portuguesas[1] e das instituições de ensino superior brasileiras)???? Como estão as finanças do município e qual o desconto que os bons pagadores receberão em 2011????? As explicações servem para que não haja ou interpretação equivocada sobre aquilo que escrevo. @Antonio Carlos F. V. de Lemos

  2. @Jose Delcatti
    Talvez seja esta a última manifestação minha a respeito de minha trajetória, até porque estou a informar a todos quem sou e o que sou, diferente de outros. Para lhe deixar “bem informado” devo dizer que a Universidade Federal tem um orçamento maior que o do municipio de Santa Maria, portanto, ser gestor na instituição é tão importante quanto na administração pública municipal. Antes disso, entre outras tantas funções, públicas e privadas, exerci atividades como técnico em planejamento na associação dos Municipios do vale do jaguari e Secretário de Estado da Fazenda, adjunto, o que me ofereceram grandes conhecimentos para levar a bom termo a missão ora confiada. O currículo oferecido não tem pretensão de exibicionismo mas de afirmação de que, no mínimo, tenho contribuição a dar. Ponto.

  3. @Rogério Ferraz
    O senhor Rogério Ferraz sei de onde é. A Secretaria de Municipio de Finanças só procede pagamento após o processo ter uma trajetória normal e legal. Nenhum ato é realizado sem que haja total transparência via licitação. Não há como burlar a legalidade. Está a sua disposição, agora mais ainda, todos os atos praticados. Creio que tudo isto é só uma provocação e vim, sim, para tratar a coisa pública com muito mais responsabilidade.

  4. @Flavio Roberto
    Cateiraço é uma coisa do passado, um secretário tem que ter mediação, espírito público,paciencia, humildade,generosidade, enão pode se revoltar com as críticas, deve responde-las com informações, opiniões e tratar todo contribuinte de forma igual, não pode um secretário arvorar para si toda a verdade porque viveu a vida inteira na UFSM, aquilo lá é um entre muitos centros de produção do saber mas não é absoluto.
    Acredito que outros centros de estudos, outra pessoas, e a própria comunidade pode ensinar muito,mas é claro que se tiver quem ouça com respeito e humildade e principalmente sem vaidades e autoritarismo.

  5. Se o secretário Lemos tem um grande currículo acadêmico, então ele que fique na universidade. Este carteiraço dado por ele nada interessa ao povo santa-mariense. O que interessa de fato é trabalho e resultados, coisa que o sr. Lemos, o sr. Schirmer, e os demais secretários municipais ainda não apresentaram.

  6. Primeiro que o feriadão é legal e não é imoral. Também é importante defender, mesmo sem procuração para isso, os servidores públicos municipais que nada tem haver com os problemas e incompetências do governo, então não misturem as coisas. Conheço muitos servidores municipais e não acho que merecem ser comparados com políticos e CCs, muito embora muitos FGs estão ficando iguais.
    Sobre as manifestações apresentadas sobre os peixinhos da praça eu entendo que foi a inauguração mais horrível de toda história de Santa Maria, até porque, mesmo que não tivéssem sido retirados por funcionários (conforme alguém informou aqui), com certeza alguém o faria só para sacanear os bichinhos.
    Mas sobre o Secretário Antonio Lemos e o José Delcatti eu gostaria de dizer que ainda não entendi direito, mas acho que as ações da Secretaria de Finanças realmente estão sem divulgação, e talvez por isso as pessoas cobrem tanto. Seria importante que houvesse um espaço, não técnico, onde fossem divulgados dados concretos, bem explicados para a população entender as finanças públicas. Até porque o projeto de arrecadação com 100% de desconto é um tiro na nuca do contribuinte que paga todo ano seus impostos em dia. Espero que, para compensar este absurdo, em janeiro no próximo IPTU eu possa ganhar como gratificação por nunca atrasar meus impostos um desconto de, no mínimo, 50% na cota única.
    Mas ainda sobre o currículo do Lemos, acho que faltou ele dizer qual a experiência em administração pública. Não acadêmica, mas prática.

  7. O que dizer disso tudo… Bem, só entrei no debate pois li a seguinte manifestação do Secretário: “Não conheço este ilustre desconhecido senhor José Delcatti. No entanto, convido o mesmo a se identificar para que possa, se assim for o seu desejo, encaminhar o que as “Finanças pouco criativa” fez até agora. Não quero deixá-lo desinformado.”
    Enxerguei nesta oferta, a possibilidade de ter contato com as realizações da Secretaria de Finanças e o que é melhor, diretamente do Secretário. Lendo a nova manifestação do Secretário vejo que o mesmo reconsiderou a sua intenção o que, modestamente, acredito tenha feito bem. Informações da administração pública devem ser divulgadas com o máximo de publicidade.
    Quanto aos outros aspectos abordados digo que acho meio constrangedor um Secretário Municipal apresentar seu currículo desta maneira, até porque, a meu ver, esse tipo de informação só deve interessar ao Prefeito Municipal que é o principal responsável pelos atos do Governo e quem escolhe os seus assessores. De minha parte, estou pouco interessado nas qualificações dos Secretários Municipais. O meu interesse é sempre nas ações dos secretários como agentes públicos. È sobre estas ações que os mesmos devem ser criticados, sempre acompanhados do Prefeito Municipal, que foi o eleito.

  8. Ou quem sabe,ELE foi até a praça e agora está contando com uma lanterna SEUS peixinhos? lanterna porque a luz ainda tá fraca na praça.

  9. Pensando BEM,caro Claudemir,porque não propoe para algum vereador encaminhar para plenario a transformação do seu sitio (como chama),em de UTILIDADE PUBLICA, o Prefeito com certeza vai sancionar.

  10. Será que neste EXATO MOMENTO o Prefeito está ligando para os guardas da praça para saber o porque eles estavam retirando SEUS peixes do chafariz.

  11. Elogiável a atitude do secretário Lemos de se manifestar, ainda mais fazendo parte de um governo que não preza pela transparência e pelo esclarecimento das coisas. Mas isto não apaga em nada a péssima imagem da administraçao Schirmer. Passados um ano e meio de governo, só o que se viu foi discurso e mais discurso. Das promessas de campanha, nada foi feito. A marca do governo Schirer e Lemos são as vacinas aplicadas erradas, os balões que não sobem e as obras do PAC completamente paradas.

  12. Eu não estou entendendo mais nada,quarta feira o prefeito colocou no chafariz um monte de peixinhos juntamente com o menino que gosta de baloes e outros e agora pouco,tipo 22 horas,tinha 2 funcionarios da prefeitura ,retirando os peixinhos do chafariz que o Prefeito mesmo colocou lá,esse governo não se entende mesmo.

  13. @Antonio Carlos F. V. de Lemos
    Eu não uso e abuso do espaço, pois , quem o regula é o jornalista Claudemir Pereira,apenas ofereci o email porque foi o Senhor que solicitou, quanto as suas qualidades como professor ? Eu as conheço muito bem e lhe adimiro, quanto a lutar pela redemocratisação?Prezado Professor muitas vezes estivemos lado à lado nisso!Quem eu sou?Sou o Jose Delcatti ora bolas!Quanto as críticas vou continuar a faze-las sempre que achar necessário, se o Claudemir me sensurar as farei em outro local sem nenhum problema!
    Veja bem, para o que foi prometido pelo prefeito Shirmer em termos de finanças públicas do município o resultado até agora é tímido!O vosso prefeito chegou ao ponto de dizer que”Dinheiro demais tira a criatividade dos prefeitos!” Eu estava na posse e ouvi , deve estar gravado em algum lugar!
    Mas nois diga o que foi feito de revolucionário ou de tão moderno e diferente até agora?Se o senhor me mostrar , eu venho de público e digo que me equivoquei, mas mostre aqui nesse site onde estamos debatendo todos nós.
    Por gentileza não leve o debate para o sectarismo ou para olado pessoal porque não é o caso.

  14. @juscelino hernandes
    olá
    só para constar claudemir.
    qual é o link para o teu arquivo anterior a agosto de 2009?
    agosto de 2009 é o último arquivo disponível ali no “no canto inferior da página”
    bom final de semana meu caro… (NOTA DO EDITOR: o leitor tem razão. Na verdade, o arquivo disponível “no canto inferior da página” permite a consulta, inclusive por data, mas não apenas, de qualquer nota publicada entre abril de 2005 e 23 de agosto de 2009. São aquelas do “sítio antigo”, anterior à reforma visual. As demais notas, publicadas a partir de 24 de agosto de 2009, podem ser encontradas aqui mesmo. Basta ir acima, no canto direito, onde há uma “lunetinha”. Escreva a palavra ou palavras e estarão disponítiveis todos os textos posteriores à reforma que contiverem as ditas cujas. Espero ter esclarecido o equívoco que eu próprio cometi.)

  15. Eu ligo para José Delcatti ! Aliás, considero todos os cidadãos que agem como seres humanos respeitáveis. Absolutamente, tenho alguma coisa para responder diretamente para o referido senhor, que aliás, continuo a não saber quem é, a não ser um cidadão que usa e abusa de espaço para manifestar considerações as mais diversas. Realmente, sou um ilustre professor universitário que tem ou teve uma trajetória de muita luta para ser reconhecido como um profissional da área das Ciências Administrativas. Professor, Coordenador do Curso de Administração, Chefe do Departamento de Ciências Administrativas, Pró-reitor de Extensão e Diretor do centro de Ciências Sociais e Humanas:
    todas as funções exercidas através do voto direto de colegas, servidores administrativos e alunos. Tudo começou num período dos mais confusos na política brasileira e nunca me neguei ao enfrentamento dentro dos parâmetros legais e transparentes. Estas informações são as iniciais pois quando houver a crítica, e julgo que ela é extremamente importante baseada em dados concretos, as respostas por certo virão, não para um único cidadão mas por terem sido elas feitas publicamente, para todos. Cá para nós, não vejo nenhuma construção positiva nisso tudo mas o desejo de criar animosidade. Ninguém precisa ser notável mas o que é necessário é ter identificação para que haja respeitabilidade. (NOTA DO EDITOR: o professor Antonio Carlos Freitas Vale de Lemos é histórico militante contra o autoritarismo. Desde tempos em que muitos hoje “democratas” estavam do outro lado. Sou testemunha. Ele não precisa de defesa, eu sei. Essa nota é apenas para balizar a discussão a partir de agora. Inclusive porque se trata do único – vou repetir, o único – secretário de governo que está dando a cara para bater. E merece respeito também por isso. Atenção: foram feitas abaixo várias considerações que não têm nenhum objetivo, que não atacar politicamente. Isso é aceitável, reconheço. Mas, a partir de agora, vetarei qualquer comentário que fugir ao debate proposto pelo secretário e aceito por alguns comentaristas. Aliás, houve vários – e lembro aqui os do Márcio Dutra, mas não apenas os dele) que vão nesse sentido. Mas muitos, desculpem os amigos, fogem completamente ao foco e do debate objetivo.)

  16. @Jose Delcatti
    Como o Secretário de Finanças tratará de temas públicos, peço ao Senhor que considere a possibilidade de remeter-me uma cópia do material. Como já escrevi, é muito mais interessante receber informações diretamente do Secretário do que através das notas da Prefeitura, costumeiramente recheadas de ufanismos desconectados da realidade.
    Claro, a minha solicitação só tem sentido se o secretário corresponder a sua trajetória de seriedade e lhe encaminhar o material ofertado em manifestação aqui no site.

  17. @Saúl
    Sinceramente e com todo o respeito, acho cedo para comparações. Aguardemos o governo se ajustar a realidade o que está acontecendo gradativamente. Se for só por curiosidade sem análise consequente, não faz sentido.

  18. Tchê, já que os ilustres desconhecidos parece incomodarem os supra-sumos da inteligência e da notoriedade que estão na prefeitura, acho que o secretário de finanças não ficará brabo com mais um desconhecido (nem tão ilustre assim) lhe perguntando algo.
    Gostaria de saber qual o papel da secretaria de finanças nos eventos da campanha antecipada do Tubias Calil. Como funcionou a captação de recursos? para onde vão? na conta de quem? Como é um evento do município esta secretaria não teria algo a ver com isto? Se tiver, aí está uma boa chance do secretário mostrar a que veio. Afinal, a palavra “transparência” anda tão na moda. Se a secretaria em questão não tiver nada a ver, desculpem minha ignorância. Sou apenas um desconhecido.

  19. Li hoje o que me respondeu o Secretário Lemos, vi que ele disse que sou um “ilustre desconhecido”, na certa ele pensa que o direito de opinião em Santa Maria se restrige à uma comissão de notáveis, normal, isso é típico dos que entendem governos como coisa da elite!
    O senhor Lemos é um ilustre conhecido professor universitário, mas como secretário de finanças não se mostrado aquilo tudo que escrevia em suas cronicas nos jornais, pois, até agora não mostrou nada de novo a não ser a velha tática de se lamuriar botando a culpa nos outros, se não fosse os recursos federais o vosso governo etaria parado no ponto de partida e para mim o senhor não é um simples secretário, é sim um articulador e pensador das coisas dentro do PMDB.
    Sinceramente todos esprevam mais do senhor!
    Mas ainda há tempo, basta o vosso governo cuprir só o que prometeu e já estará bom, faça a sua parte e não se irrite com as críticas de um’ilusttre desconhecido”, afinal quem liga para José Delcatti?

  20. Aproveito o espaço para informar ao Secretário de Finanças do Municipio de Santa Maria Professor Lemos, o meu email para que ele possa me dar as respostas que achar conviniente.
    Antecipadamente agradeço a deferencia
    [email protected]

  21. Pedido de informação.
    Algum de voces sabe quantas CC e FG havia no Governo Valdeci, e quantos existem hoje no Governo Schirmer? Pessoal sem stresse, perguntar não ofende.

  22. Maravilha, não é seu Claudemir? Feriadão, ponto facultativo, peixinhos, passeios de balão, vacinas pela metade… Quanta “competência”!!! Ah, sim, teve o “onibuszinho da alegria” para o jogo do Inter em Rivera. E tem gente que fica “de cara” quando a turma estrila. Confundem consciência e cidadania com partidarismo.Um abraço e obrigado pelo espaço.

  23. O Ponto Facultativo nesta sexta na prefeitura é igual ao relógio da boca do calçadão: NADA FUNCIONA. e ainda querem falar de TURISMO em Boca do Monte.

  24. Acho tao engraçado os titulos de materias que o Senhor sugere, sempre vejo um pouco de partidarismo por tua parte. quero ver se no proximo governo caso seja PT como vai agir. Todos outros anos sempre foi facultativo em feriados na quinta. (NOTA DO EDITOR: o amigo Juscelino, ao que tudo indica, é leitor novo – e muito bem-vindo. Está convidado, no entanto, a buscar no arquivo, disponível no canto inferior direito da página, as notícias entre abril de 2005 e dezembro de 2008. Talvez se surpreenda. Quanto à nota, em nenhum momento se disse que era APENAS neste governo)

  25. Já quase não trabalham mesmo… Isso não seria novidade. A prefeitura de Santa Maria é uma grande “leitoa” com muitas tetas para amamentar essa gente toda. Infelizmente a situação está assim.

  26. Quarta feira o Prefeito,o Balonista e outros Puxa-saco colocando peixinhos no chafariz da Saldanha Marinho,de repente um peixinho escapou da mão do Prefeito e foi ao chão,foi um PEGA-PEGA ,se tivesse filmado teria mandado para a VIDEO CASSETADA.Eu tambem quero ganhar 15.900,00 para não fazer nada e só colocar peixinhos em chafariz,como se não tivesse mais nada para fazer( nada contra os peixinhos).

  27. Não sei como o Schirmer permitiu isto. Afinal, é mais um dia que ele fica sem poder brincar de Big Brother no seu gabinete. Aliás ele anda a ponto de mandar “consertar” aquele equipamento. Pois enxerga tudo em câmera lenta, quaaaase parando.

  28. Acho que não vai mudar nada isso. A prefeitura já não faz nada em dia útil e continuará fazendo nada na véspera de feriadão também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo