CampanhaEleições 2010InternetJudiciárioPartidos

DÚVIDAS. Índio falou bobagem, PT ganhou (e está suspenso) direito de resposta e surge uma novidade na internet

O PT já concluiu o texto que configura o “direito de resposta” CONCEDIDO ao partido, e que deveria ficar 10 dias ininterruptos na página de abertura do sítio do PSDB nacional. O Tribunal Superior Eleitoral acolheu pedido petista, em função de declarações feitas (e reproduzidas na internet pelos tucanos) pelo vice de José Serra, o demo Índio da Costa. Mas já houve uma suspensão da medida, até o julgamento do mérito.

De todo modo é,, até onde se sabe, o primeiro pleito deste tipo acolhido pela justiça, nessas condições. Mas o fato está gerando algumas discussões interessantes, independente de se apoiar ou não a medida do TSE, agora suspensa. Aliás, o fato é tema de reportagem publicada no sítio especializado Consultor Jurídico, com base em informações originalmente publicadas no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. Acompanhe:

Direito de resposta do PT no site do PSDB gera dúvidas

O direito de resposta obtido pelo PT em site mantido pelo PSDB, o Mobiliza PSDB, foi o primeiro pedido relacionado à internet concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral em eleições presidenciais, de acordo com a assessoria de imprensa do tribunal. Para especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo portal G1, a decisão abre uma discussão sobre como e em que casos aplicar esse direito.

É possível conceder o direito de resposta após declarações dadas pelo Twitter? O direito de resposta num site compensa a ofensa se ela tiver sido replicada em várias outras páginas? Como avaliar quanto tempo a ofensa ficou disponível para determinar o prazo de veiculação da resposta? Essas e outras questões, de acordo com especialistas, só serão respondidas durante a aplicação da lei.

Nesta quinta-feira (22/7), o ministro Henrique Neves atendeu a um pedido feito pelo PT de direito de resposta às declarações do candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por José Serra (PSDB), Indio da Costa (DEM), de que PT tem ligações com o narcotráfico e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ainda cabe recurso da decisão ao plenário da corte.

O advogado do PSDB Ricardo Penteado disse ao G1 que o partido vai recorrer. “É importante dizer que o direito de resposta não foi dado em relação à menção às Farc, mas sim à menção do narcotráfico. Estamos recorrendo ao plenário do tribunal.”

A legislação eleitoral passou a prever regras para a campanha na internet somente no fim do ano passado. Ou seja, eleições anteriores não tinham previsão do uso da internet na campanha.

No entanto, conforme o TSE, na eleição de 2006 ocorreu pelo menos um pedido de direito de resposta na internet. A demanda não foi aceita, informou o TSE, porque o ministro entendeu que não havia fundamentos no pedido. O G1 também…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo