ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Projeto de Maria de Lourdes manda pra casa 2/3 do Conselho Municipal de Saúde”

Para quem imaginava que o período pré-eleitoral seria um marasmo, na Câmara, a bancada do governo, ou ao menos a do PMDB, resolveu agitar o ambiente. Na semana passada foi aquele fiasco, da tentativa de empossar o 8° suplente, passando por cima, entre outros, de um nome do PP.

Na próxima, já na terça-feira, um embate e tanto se prevê na votação de um projeto de Maria de Lourdes Castro, ex-líder de Cezar Schirmer no parlamento. A proposta de mudança de um simplório parágrafo (que impede a recondução ad infinitun de conselheiros) na lei que organizou o Conselho Municipal de Saúde fará, se o projeto for aprovado, com que o prefeito mande pra casa, segundo as primeiras previsões, algo como dois terços dos que, não faz 15 dias, reprovaram as contas da Saúde da comuna em 2009.

Fortes emoções se aguardam em mais um embate entre o governo (o de Valdeci também teve seus problemas com o órgão) e o Conselho Municipal de Saúde – com aquele tentando por um freio neste.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Mas o que deseja o secretário Farret?! , depois de desmontar o CEO (centro de especialidades odontológicas), não ter planejamento para estruturar e manter o Programa saúde da família, nomear uma servidora da educação (desvio de função) para responder pela gerencia de regulação cargo que pela especificidade necessita de médico experiente para tal função (Dra. Rosa Wolff era a titular no passado recente) até o momento não ter completado o organograma da secretaria; não existem as superintendências da atenção básica e secundaria, nem mesmo as gerencias regionais para articulação entre as unidades básicas “nomear dizem um funcionário da sul clean para coordenador de unidade básica de saúde, cargo que por lei somente poderia ser exercido por servidor público fg ou cargo comissionado”, ter a sua gestão desaprovada pelo Conselho municipal da saúde em 25 itens. Agora quer nomear uma serviços gerais para desempenhar as funções do respeitadíssimo ex diretor do cedas e atual gerente do cedec onde estão as especialidades médicas. Ora este é um profissional admirado pela população e por sua equipe de servidores é também seguramente um dos quadros mais reconhecidos do PMDB no atual governo. Mas o que disse este senhor que teria enfurecido o secretário??!! Farret deveria preocupar-se em ouvir seu Adjunto este sim do alto da grande experiência tem dito “Nunca ter visto tal Desorganização…” Quem quer a verdade e a justiça é só solicitar a gravação da ultima reunião da comissão de saúde da câmara e ouvir atentamente! ““ “O Polvo avisa “ Vamos arrumar a casa respeitar as competencias” ou logo logo o Povo indignado pedira a cabeça do Secretário . Lembrete ,acertei todas na ultima copa !! O Polvo

  2. @Alarico
    Tá incomodando quem?
    O Gestor da Saúde? O Prefeito? Ou todos esses que estão aí apoiando um desgoverno que fecha serviços…Alguém sabe onde está o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas)? Alguém sabe como estão sendo pagos os salários dos médicos do PSF? Alguém sabe como que será aberto a UPA com 4 (quatro médicos) por turno (conforme Ministério da Saúde), se hoje mal se consegue manter 1 (um)? Será que quem vai assumir a UPA e o PAM da Medianeira serão os Acadêmicos da UFSM? E por que não sai o concurso do PSF? Vão continuar repassando dinheiro pra iniciativa privada? Cadê o Ministério Público?

  3. @Saúl
    Conjugar a alternância de representantes nos conselhos representativos com a garantia de liberdade de escolha das entidades é uma questão delicada que não pode estar misturada a questões não relacionadas às funções de qualquer conselho.
    Espero que a Câmara de Vereadores saiba lidar bem com esta questão, mas afirmo que o momento escolhido para estas alterações não é dos melhores. Discutir alteração do CMS nesse momento em que a composição atual rejeitou as contas da saúde, misturada ao período eleitoral pode “contaminar” a discussão e produzir resultados negativos.
    Em tese, tendo a concordar contigo, Saul, mas me preocupa mais o fato de termos hoje um representante comunitário da UAC que também é CC da Prefeitura Municipal ocupando cadeira no Conselho Fiscal da CIP. Isso, no meu modo de ver, contamina a paridade representativa neste conselho e em qualquer outro em que esta situação se reproduza independentemente do nome do “conselheiro/CC”.

  4. “que impede a recondução ad infinitun de conselheiro”
    Olá bom dia. Tenho opinião formada sobre o tema, e até hoje ninguem me convenceu o contrário. Para mim toda representação por melhor que seja, não deverá ser reconduzida além do um segundo mandato. Só podendo voltar depois de um mandato de afastamento. Serve para todos os cargos eletivos. Estou cansado de ver representantes profissionais, que hoje infestam certos orgãos representativos, frutos de conchavos politicos de toda natureza. Conheço um pouco do tal Conselho de Saúde, e lá havemos um ótimo representante, mas nem por isso concordo com a representação infinita. Nota 10 para a Vereadora.

  5. Essa é a democracia do XIRMER!Isso que ele viveu a repressão nos tempos do regime militar, pelo jeito o combate não era sincero!

  6. É uma forma de resolver o “problema” que tanto está incomodando a administração municipal. Não me causa nenhuma surpresa. Deve ser a lógica vigente: O CMS reprova as contas da Saúde e a base aliada do governo reprova o CMS.
    E a Saúde? Depois do enrosco, quem sabe, alguém preste a atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo