Arquivo

Eleição da UAC, dia 15, tem a marca da partidarização

Não se sabe como, ainda. Mas as lideranças aguardam pelo menos 5 mil eleitores no pleito que elegerá, dentro de cinco dias, 15 de novembro, a nova diretoria da União das Associações Comunitárias (UAC), uma das entidades mais representativas de Santa Maria. Pelo menos já se sabe que serão duas chapas. Uma, liderada por José Hilo Bitencourt, que tem conexões com o PP, é assessor do Deputado José Haidar Farret, embora afirme que tenha se desfiliado recentemente. A outra tem como nome principal Alexandre Pahim, que tem ligações com o PT, mais exatamente com o grupo vinculado ao vice-prefeito Werner Rempel. Portanto, convenhamos, que ninguém venha a dizer que o pleito não será partidarizado.

Leia, a seguir, a reportagem publicada hoje em A Razão, assinada pela jornalista Elisa Pereira:

“UAC espera 5 mil na eleição do dia 15
A cinco dias do pleito que elegerá a nova direção da entidade, mobilização ainda é pequena

Na próxima terça-feira, dia 15, os moradores de vilas da cidade cadastrados há pelo menos seis meses na União das Associações Comunitárias (UAC) poderão participar da eleição que escolherá a nova direção da entidade. Duas chapas concorrem no pleito que acontecerá das 13 ‘as 18h. A chapa 1, denominada Renovação Comunitária, é liderada por José Hilo Bitencourt e a 2, chamada Mutirão Comunitário, por Alexandre Marmett Pahin.
Apesar da mobilização ainda ser visivelmente pequena, a expectativa da comissão eleitoral é que a disputa para escolha dos novos dirigentes da UAC conte com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas. “As associações comunitárias podem solicitar uma urna para ser colocada na sua comunidade até 48 horas antes do pleito. Acreditamos que pelo menos 50 associações farão isso. O fato de haver duas chapas inscritas deve levar ao comparecimento de 5 mil votantes”, afirma o presidente da comissão eleitoral, Ronei Lopes. Conforme ele, na última eleição, em 2003, a existência de uma única chapa mobilizou pouco mais de mil votantes. Já em 2001, quando duas chapas concorreram, o total de participantes na votação foi de mais de 3.700.
Um dos problemas verificados que pode diminuir a participação na eleição é que existem muitas associações comunitárias cujos associados não estão cadastrados na UAC. “A decisão de filiar o associado também na nossa entidade é das direções das associações comunitárias. Temos exemplos de vilas, como a Floresta e a Guarani, que possuem poucos moradores cadastrados e outras que não têm nenhum, como a Vila Belga”, explica Ronei Lopes.
A União das Associações Comunitárias de Santa Maria possui 118 entidades filiadas, 46 mil associados e em dezembro completa 26 anos de existência. No pleito do próximo dia 15 serão eleitos os 45 membros titulares e 15 suplentes do Conselho Geral da entidade. São eles que, posteriormente, elegem a Coordenação Executiva, formada por 15 integrantes que conduzem os rumos da UAC no seu dia-a-dia. Entre eles estão os três coordenadores gerais. O mandato da nova direção será de dois anos.
”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo