Artigos

Empresa Familiar (6): quem tem sócio, tem chefe – por Carlos Costabeber

Esse é um assunto realmente delicado: SÓCIO(S)!

Sempre cito nas minhas palestras que, quando nasci, já tinha dois sócios: meu pai e minha mãe. Em pouco tempo, ainda muito pequeno, vi chegar o meu tio Osvaldo e logo a tia Mafalda. Não tinha feito 5 anos, e já fazia parte de uma pequena empresa familiar, tendo ao lado 4 sócios.

E, importante: eu não tive a chance de escolher nenhum daqueles sócios. Felizmente, tive muita sorte, pois nos tornamos um grupo empresarial de sucesso.

Logo vieram meus 2 irmãos e meus 3 primos, que também “não os escolhi”, e que passaram a ser, igualmente, meus sócios.
Entenderam????

Cito sempre esse exemplo muito simples, mas significativo, da mais pura realidade. É assim que as sociedades familiares vão se formando, e crescendo junto com a empresa.

E, apesar de simples, a questão é muito complexa. Vejam que na vida familiar a única pessoa que a gente escolhe é a esposa/esposo. Os demais membros do circulo pessoal, tios, primos, avós; e mesmo os próprios pais e irmãos; a gente não pode escolher.

Mas se eu não posso escolher os sócios que estão agregados na família, tenho o privilégio de poder escolher o(s) sócio(s) que é de fora desse círculo.

Aí está uma rara oportunidade !

Só que, infelizmente, na maioria das vezes em que o empresário busca um parceiro comercial, não encontra a(s) pessoa(s) certa(s). Aí, é um desastre !!!

Por isso, a extrema importância para o sucesso dos negócios, de encontrar o sócio/parceiro certo. Uma pessoa que venha somar e não dividir; que venha agregar e não desagregar.

E não basta só o cuidado com a escolha de um sócio. Não esqueça que o novo membro da empresa familiar também tem os “seus sócios”: esposa(o) e filhos.

Então, pense muito bem antes de admitir um novo parceiro na sociedade, pois você estará se casando também com os membros daquela outra família.

Você entendeu bem a complexidade disso ????

Enquanto lê esse texto, você pode estar se lembrando de situações vividas ou conhecidas, não é?

Portanto, essas minhas palavras só servem para confirmar o que você, como lider de uma empresa familiar, já sabe.

E mesmo sabendo dos riscos que se corre na admissão de um novo sócio, a gente acaba errando, ou trazendo para dentro da empresa os problemas de uma outra família.

Esse é, realmente, um forte motivo de preocupação.

E uma pergunta final:

Não seria mais interessante continuar sozinho, com uma empresa menor, do que querer crescer trazendo um sócio de fora  da família????

Pense muito bem nisso!!!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo