PartidosPolítica

OPOSIÇÃO. DEM briga para sobreviver. Tucanos e ex-comunistas podem virar um só

Apesar das naturais negativas públicas, há um embate com direito a golpes abaixo da linha de cintura, entre os demos que querem continuar como tais e os que imaginam ver o DEM absorvido pelo PMDB. É AQUI para se prolongar ao longo do ano, ao que tudo indica.

Bem mais fácil de acontecer, no curto prazo, é outra união, que levaria ao desaparecimento do que já não existe. Explico: o PCB virou PPS e sumiu, como partido comunista. Deixou de ser neo, para virar ex. E agora tende a sumir, com o beneplácito do outrora adepto das teorias de esquerda Roberto Freire, aliado de primeira hora do derrotado José Serra e que agora encaminha a sigla para o cemitério.

Há, claro, um risco: algum desgarrado, ou quem sabe nem tão poucos, aderir a um partido governista, bem ao contrário dos que articulam a ida de todos para o ninho tucano. Quem explica a quantas anda tudo isso é o repórter Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Confira:

PSDB e PPS analisam hipótese de fundir as legendas

Sem alarde, PSDB e PPS analisam a viabilidade e a conveniência de fundir as duas legendas numa só. As conversas, ainda embrionárias, começaram há duas semanas, nas pegadas da derrota do tucano José Serra para a petista Dilma Rousseff.

Coube ao senador eleito Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) procurar o deputado eleito Roberto Freire (SP), presidente do PPS federal. Ex-chefe da Casa Civil do governo Serra em São Paulo, Aloysio propôs a fusão.

Escorou a ideia numa apreensão legislativa. Disse que, juntas, as legendas teriam maior poder de fogo no Congresso. O PSDB saiu das urnas de 2010 com 53 deputados e 11 senadores. O PPS, com 12 deputados e um senador.

Na cabeça de Aloysio, a nova legenda abrigaria os “descontentes” de outros partidos -do PMDB ao DEM, passando por PDT e PSB…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Na prática, jão são um só; o PPS anda a reboque dos tucanos e, na tentativa de mostrar serviço, consegue ficar mais à direita que o PSDB.
    É a sina de ex-comunistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo