JornalismoMídiaSanta Maria

MUDANÇAS NO RÁDIO. Gaúcha terá sinal próprio em Santa Maria ainda neste semestre

Resultado da licitação para canal FM de Itaara: publicado no Diário Oficial da União. Vencedora, a Empresa de Comunicação do Sul Ltda pagou R$ 186.714,14

Um figurão da Rádio Gaúcha de Porto Alegre disse para pelo menos três pessoas do mercado em nível estadual que a emissora terá um canal em Santa Maria ainda este semestre. E que será em Freqüência Modulada (FM)

O que isso significa: o óbvio, haverá a retransmissão direta da programação da capital, 24 horas. Mais, portanto, do que acontecia há até três anos, quando a “finada” CDN (hoje Antena1) era parceira da Gaúcha.

De posse da informação inicial, e mais importante, o editor foi em busca do acessório. Isto é, de onde partirá o sinal. São três as possibilidades concretas. Uma, mais viável, outras duas nem tanto. A saber:

1) A RBS (controladora da Gaúcha) ou uma de suas coligadas seria a detentora de um canal (o 219, em termos técnicos) de rádio em Itaara – porque ganhou a licitação (que aconteceu em 19 de janeiro, mas ainda esta subjudice) ou a adquiriu do vencedor. A freqüência é 97,7 MHz e a classe é B1 (3.000 Watts). Isto é, com alcance mínimo de 50 km – que pode ser expandido conforme o equipamento a ser utilizado, o que é bastante provável. Então, a emissora poderia ser ouvida em praticamente todo o Centro do Rio Grande. Isso, claro, se não houver uma solicitação (alguém duvida da aceitação?) para mudar de classe, podendo chegar até a A1 (50 mil wats)

2) A transformação de uma das duas emissoras do grupo na cidade em Gaúcha. O que significaria o desaparecimento da Atlântida ou da Itapema. Essa hipótese é, por razões de mercado, entre outras, bastante improvável.

3) A aquisição de um canal FM já utilizado. Nesse caso, seriam quatro possibilidades, cada qual mais remota: Nativa, Medianeira, Antena 1 ou a falecida Pampa (hoje controlada pela Igreja Universal/Record).

RESUMO DA ÓPERA: o mercado de informações radiofônicas ganha, como se diz, não apenas um “player”, mas o maior deles, no Rio Grande do Sul. As conseqüências? Melhor esperar para conferir.

EM TEMPO: o vencedor da licitação do canal 219 (97,7 MHz), de Itaara, que ainda está subjudice, aparentemente por razões alheias ao próprio processo instaurado pelo Ministério das Comunicações, é a “Empresa de Comunicação do Sul Ltda”. Não obstante seus esforços, o editor ainda não conseguiu saber quem são seus dirigentes. Mas segue na busca. Quem puder ajudar, o auxílio é bem-vindo.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. Demorou a direção da RBS enxergar isso é claro que uma radio de ambito regional e até nacional tem que varios repetidoras dentro do estado RS espero que não pare por aí pois devereplicar em Pelotas ,Uruguaiana e Santa Rosa para aí cobrir todo o ESTADO Com a qualidade da GAUCHA.

    Abs
    Pedro Bernardes

  2. Pessoal de Santa Maria ! Sou de PoA e moro em São Gabriel,
    é bom vir a Gaucha FM pois ficarei por dentro das noticias da capital e futebol direto para ouvir.
    Mans lembre-se vcs são previlegiado pois a melhor radio do pais é a Antena 1 a mais ouvida enclusive pelos carros no transito da capital, se a Antena 1 sair de Santa Maria a cidade regrediu e perdeu a graça em termos de radio.

  3. Esse processo é demorado mesmo, depende das empresas após ganharem a licitação, terem a verba para bancar as instalações, contratar pessoal qualificado. A ULBRA por exemplo já têm a concessão ganha de um canal FM em uma cidade da região central onde o sinal irá cobrir Santa Maria.Eles irão abir uma emissora da sua jovem Pop Rock FM. Bom para competir com a Atlântida SM da RBS.Vamos aguardar também.

    O monopólio da RBS me incomoda como ouvinte e telespectador das empresas de comunicação.

  4. Deve se informar melhor antes de publicar algo. A frequência 97.7 é de Restinga Seca, onde está a Tchê Fm, operando desde 2009. Para Itaara seria os 91.7 Fm, na classe B1.
    Melhor pesquisar antes de postar informação.

  5. Eu não disse?
    Não demorou muito e já apareceu um.
    Aproveitando a presença, quero pedir ao Alarico sua opinião sobre a flexibilização das regras ambientais feita pelo Governo Federal para facilitar o trabalho das empreiteiras em grandes obras como a usina Belo Monte e outras, conforme Claudemir havia informado em um tópico anterior.

  6. Fico muito feliz com a vinda da rádio Gaúcha fm, pois agora deve vir uma rádio para falar a verdade e não ter ninguém na prefeitura como CC como as outras rádios teem e com certeza não deverá fazer parte do programa fale com o prefeito

  7. Parece que o Luiz, além de ser da turma “do a favor” é, também, muito mal informado. Afirmar que Santa Maria sairá das trevas com a Rádio Gaúcha!!?? Logo com eles que são os maiores trevosos.
    E afinal, eles já não tem 2 rádios, 1 jornal e uma TV aqui na cidade, coisa que não foi suficiente pra sairmos das trevas? Ora, ora, Sr. Luiz, conta outra.
    Já o Saúl, esse não dá pra comentar.

  8. Bom dia.
    Sou rádio escuta desde de menino, estou sempre com um rádinho ao lado. Preferio rádio AM, mas não sou preconceituoso com FM de boa qualidade, e na cidade tem alguma. Estou na Espera da Gaúcha, soh ganha Santa Maria, ainda que alguns que hoje esão “fazendo” rádio irão perder muitos comerciais, mas isso faz parte. Não LUIZ, não irá aparecer ninguem crticando a imprensa (mídia) burguesa risos, pois a um bom tempo eles são carne e unha, risos

  9. Excelente notícia.
    Seja bemvinda Rádio Gaúcha!
    Enfim, Santa Maria deverá sair das trevas.
    Ah…
    Só para testar minhas qualidades de “adivinho”:
    querem ver que daqui a pouco aparece alguém “do contra” para falar mal desta boa notícia?
    Esperemos para ver…

  10. Bom Dia Claudemir!

    Não pode ser a CDN Voltando?
    Seria muito bom pois era a melhor emissora/programação da cidade.
    Era muito profissional o trabalho realizado
    Maurício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo