Jornalismo

IMPRENSA. Acervo de jornais de A Razão será doado para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) irá receber exemplares que correspondem aos 83 anos em que o jornal A Razão esteve em circulação (de 1934 a 2017). Foto Maiquel Rosauro

Por Maiquel Rosauro

A última edição do jornal A Razão circulou no final de semana de 25 e 26 de fevereiro de 2017. Quase um ano depois, todos os milhares de exemplares que compõe o acervo do extinto periódico serão doados para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM), localizado na Rua Appel, 900, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o professor Gaspar Miotto, ex-assessor de direção do jornal, o acervo compreende os 83 anos em que o veículo esteve em circulação (1934 a 2017).

“Queremos disponibilizar para o público. Já conversamos com a Daniéle (Daniéle Calil, arquivista responsável pelo AHMSM) e está tudo acertado, falta apenas marcamos a data (da entrega)”.

A doação corresponde apenas ao acervo de jornais, não incluindo arquivo fotográfico do jornal.

“O acervo tem um valor cultural. É um presente para a cidade”, afirma Miotto.

Comemoração no AHMSM
De acordo com Daniéle, o acerto entre o AHMSM e os responsáveis pelo jornal ocorreu no mês de dezembro e foi muito comemorado. A nova “aquisição” irá enriquecer o acervo público.

“Ficamos muito felizes, pois a história da cidade passa pelo jornal A Razão”, relata Daniéle.

A arquivista diz ainda que hoje, 90% das pesquisas realizadas no local são feitas nos exemplares de A Razão que a entidade já possui.

“Neste exato momento enquanto conversamos (tarde da última sexta-feira), tem um pesquisador analisando exemplares da A Razão”, comenta.

Arquivos on-line
Daniéle explica ainda que todos os exemplares doados serão digitalizados e, futuramente, disponibilizados online no site da entidade para que qualquer pessoa possa pesquisar. Já os originais serão preservados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Querem disponibilizar para comunidade mas não disponibilizam o acervo fotográfico ou os jornais já microfilmados. Fica parecendo que só querem se livrar dos jornais físicos, deve estar ficando caro manter esse acervo, aí o melhor é passar pro arquivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo