Cidadania

CIDADANIA. GT quer fortalecer participação popular na Câmara dos Deputados. Pimenta é o coordenador

A primeira reunião acontece nesta quarta-feira. Trata-se do Grupo de Trabalho instalado na Câmara dos Deputados, para discutir e sistematizar idéias capazes de facilitar e fortalecer a participação popular no parlamento. Um dos integrantes, e coordenador, é o santa-mariense Paulo Pimenta (PT). E é de sua assessoria o material a seguir. Confira:

Deputado Pimenta coordena Grupo de Trabalho responsável por fortalecer participação popular na Câmara

Nesta quarta-feira (6), acontece a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para sistematizar os instrumentos de participação popular da Câmara dos Deputados. O GT é coordenado pelo deputado federal Paulo Pimenta e composto por servidores da Presidência da Câmara, da Secretaria-Geral da Mesa Diretora, Secretaria de Comunicação Social, Consultoria Legislativa, Diretoria-Geral e do Centro de Informática, com prazo de 120 dias para apresentação do relatório e propostas.

O deputado Pimenta diz que o objetivo é promover a modernização do Legislativo e o fortalecimento da participação do cidadão no processo de elaboração de leis. De acordo com o parlamentar, no primeiro encontro serão apresentados estudos preliminares sobre os canais de participação da Câmara dos Deputados; viabilidade tecnológica para a implementação do projeto de iniciativa popular por meio eletrônico; e mecanismos para interação da sociedade com relatores de proposições legislativas, durante o processo de tramitação dos projetos.

Ao longo dos trabalhos, Pimenta quer desenvolver também o “Pauta Digital”, que propõe uma reforma no processo de construção da pauta da Câmara. Segundo o deputado, essa proposta revitalizará a atuação do Legislativo, a partir de um modelo em que a sociedade terá direito a escolher, pela internet, projetos que já tenham sido aprovados em todas as comissões para entrar em votação no plenário.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo