Educação

CRECHES. Novos problemas para a Prefeitura

POR MAIQUEL ROSAURO

Até a Prefeitura de Santa Maria já admite, há vários entraves que impedem a ampliação de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil. Depois de mais uma vez não encontrar interessados na conclusão da obra da EMEF Cipriano da Rocha, agora foi preciso emitir uma notificação de advertência à empresa que está construindo a Creche do Bairro Nova Santa Marta. Confira na matéria de Vera Jacques, da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Prefeitura notifica empresa por má qualidade na construção de creche, na zona Oeste da cidade

O esforço da administração municipal em ampliar as vagas em Escolas Municipais de Educação Infantil (creches) para todas as crianças de zero a cinco anos, tem encontrado alguns entraves. Após duas licitações sem nenhuma empresa interessada para a conclusão da obra da EMEF Cipriano da Rocha, nesta segunda-feira (12), foi emitida uma notificação de advertência à empresa MCV Componentes Plásticos Ltda, responsável pela construção da Creche do Bairro Nova Santa Marta, referente à qualidade dos produtos empregados na obra. A mesma notificação já foi expedida à empresa apontando problemas semelhantes na construção de mais duas creches, a Monte Belo e a Santa Marta.

No documento, a fiscalização do empreendimento, coordenada pelo superintendente de Elaboração de Projetos da prefeitura, engenheiro José Antonio Gomes, constata, entre outras irregularidades, painéis empenados, rachaduras, fissuras, descolamentos e cortes mal feitos. Também é verificado que parte dos problemas, como empenamento e deslocamento das placas, se deve à exposição das peças ao meio ambiente, que ou estão desprotegidas ou foram cortadas nos encaixes, permitindo a infiltração de água dentro dos painéis. Por fim, as sapatas metálicas apresentam início de oxidação. “Para evitar estes problemas o material deve ser estocado em contêiner, na obra, com todo o material dos blocos”, aponta Gomes.

Obra da Creche no Bairro Nova Santa Marta. Foto Prefeitura de SM
Obra da Creche no Bairro Nova Santa Marta. Foto Prefeitura de SM

O superintendente explica que após o recebimento da notificação, conforme estipulado no contrato, a empresa tem 48 horas para atendimento das demandas. Também é concedido à empreiteira amplo direito de defesa. “A empresa deve reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, as partes do objeto do Edital e seus anexos, em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes dos produtos empregados ou da execução do serviço”, conforme consta na Cláusula Sétima do contrato.

Atualmente estão em construção em Santa Maria, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, cinco Escolas Municipais de Educação Infantil, as chamadas creches, voltadas a crianças de zero a cinco anos. São elas, a Creche do Bairro Medianeira; Creche da Nova Santa Marta; Creche Diácono João Luiz Pozzobon; Creche Monte Belo; e a Creche do Residencial Lopes. “No ano passado foi dada Ordem de Serviço para a construção de cinco creches, que estão em andamento, e este ano queremos autorizar a construção de mais sete escolas”, explica Gomes.

Destas 12 instituições de ensino, 10 serão construídas pela metodologia inovadora, no sistema pré-moldado (como é o caso das cinco que estão em andamento) e duas pelo método tradicional. O montante do investimento é de R$ 16,8 milhões, sendo que o fornecimento do terreno é de responsabilidade do município, a título de contrapartida. “Nossas maiores dificuldades são o processo de seleção, a quantidade e a qualidade da mão de obra, e a logística adotada pela empresa”, analisa o superintendente.

Secretária de Educação já tem planejamento para atender a demanda

A secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, explica que a demanda de atendimento de crianças de zero a cinco anos, na Rede Municipal de Ensino, é de 2,5 mil crianças. Frente a este público, segundo a secretária, a estratégia da Smed é a ampliação de turmas e o aumento de compra de vagas em escolas filantrópicas.

CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. De novo essa estória das creches? Todo mundo acreditou (no que um aspone anterior dissera) que elas estariam prontas no começo do ano passado.Mas quem se importa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo