JudiciárioSupremo

SIM, É PROBLEMA. Última instância da Justiça brasileira desfalcada de 2 ministros

O Supremo Tribunal Federal, a última instância da Justiça Brasileira, encarregada dos julgamentos que tratem de constitucionalidade, está desfalcado. E não é pouca coisa, como pode parecer. Afinal, a ausência de dois ministros (um por conta de doença, outra por aposentadoria e, portanto, dependente de nova nomeação – o que pode demorar) poderá levar, por exemplo, a atrasos em vários julgamentos importantes.

Mas, e como é que isso aconteceu e o que pode decorrer? Acompanhe nota publicada hoje pelo Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. A seguir:

STF fica com só nove ministros

Foi confirmada ontem (02), oficialmente, a próxima aposentadoria da ministra Ellen Gracie, do STF. O ato de jubilamento, a vigorar a partir da próxima segunda-feira (08) já foi assinado anteontem (1º) pelo ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça e segue agora para o Palácio do Planalto.

A aposentadoria só será efetivada formalmente com publicação de decreto presidencial.

Entrementes, o ministro Joaquim Barbosa estará afastado da corte pelo menos até o fim do mês, por conta de uma cirurgia no quadril. Há quatro anos, o magistrado sofre com dores na região do quadril e na lombar.  O Supremo informou que o ministro se recupera bem da intervenção cirúrgica – já realizada – mas necessita de repouso.

Barbosa é responsável por um dos julgamentos mais aguardados do STF, o do mensalão. A previsão é de que os 36 réus do processo, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado federal Roberto Jefferson, comecem a ser julgados somente no ano que vem.

Com as duas defecções – uma definitiva, a outra temporária – o Supremo estará nas próximas semanas limitado a nove integrantes.”

PARA LER OUTRAS INFORMAÇÕES DO ESPAÇO VITAL, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo