JudiciárioMídia

MÍDIA E JUSTIÇA. RBS-TV usa imagem indevidamente. Tribunal condena a indenizar

Essa é daquelas notícias que se encontra em categoria “não publicar”, pela mídia tradicional. E eis um dos grandes benefícios da internet. Consegue, e aqui não se faz juízo de mérito, trazer a público informações que, de outra forma, ficariam completamente desconhecidas – exceto para os próprios envolvidos.

Me refiro às condenações (que nem são assim tão raras) de veículos de comunicação. Um caso é este, que reproduzo a seguir, objeto de reportagem exclusiva publicada originalmente no Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. Confira:

Condenação da RBS TVpor uso indevido de imagem

Decisão da 1ª Turma Recursal Cível dos JECs do Rio Grande do Sul manteve a condenação da RBS Participações S.A. a pagar reparação por dano moral no valor de R$ 5.300,00 (correspondente a dez salários mínimos). As duas partes haviam recorrido. O caso judicial decorre de exibição, pela RBS TV, da matéria denominada “Teste do preconceito nas ruas da Capital”, durante o programa Teledomingo, levado ao ar no dia 1º de março de 2010. O tema jornalístico era registrar a reação dos portoalegrenses ao avistarem um casal homossexual. As  filmagens foram realizadas em diversos pontos de Porto Alegre.

Na gravação questionada, em que aparece a imagem do autor da ação por dano moral, Rodrigo Silva Medeiros, o locutor faz comentário de que aquele bairro (Cidade Baixa) foi um dos locais em que “o público demonstrou mais repúdio às atitudes dos atores” – os quais foram contratados para representar um casal homossexual…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. É isto aí Claudemir. A internet hoje é uma das maiores ferramentas da democracia. Os grandões não querem o Plano Nacional de Banda Larga, pq sabem que a internet vai acabar colocando-os no limbo.

  2. E os processos contra A Razão? Independente… (NOTA DO SÍTIO – o editor pergunta se o leitor tem a notícia deles em algum lugar?)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo