ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. O incêndio, o primeiro Mariano e o monumento a Rio Branco

Isso é história!

1912, 24 de janeiro – Violento incêndio destroi três prédios importantes na principal quadra da rua do Comércio, hoje Dr Bozano, inclusive a casa comercial denominada Economia Doméstica, de propriedade de Anacleto Corrêa.

Fevereiro (data indeterminada) – Inicia a clínica o dr. Francisco Mariano da Rocha. Natural de Pelotas, nasceu a 8 de agosto de 1887 e formou-se em janeiro de 1911. Aqui clinicou até à morte, ocorrida a 5 de julho de 1945, deixando um apreciável lastro de serviços prestados à cidade, salientando-se a fundação da Faculdade de Farmácia, em 1931, da qual foi primeiro diretor, e a merecida fama de haver sido um dos mais abalizados clínicos que tivemos. Foi o pioneiro do ensino superior em Santa Maria, ao qual se dedicou de corpo e alma.

12 de março – Cogita-se de erguer um monumento ao barão do Rio Branco, falecido a 12 de fevereiro do mesmo ano, no início da avenida de seu nome e para tal fim é constituída uma comissão. E o monumento?”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo