Câmara de VereadoresEleições 2012JudiciárioPolítica

EM PRIMEIRA MÃO. Juiz eleitoral diz que quem decide número de edis é a própria Câmara

Ontem, o advogado Gustavo Moreira, como você leu AQUI em primeira mão, fez uma consulta oficial ao juiz da 135ª zona eleitoral: em função do que considera “insgurança jurídica”, pretendia saber quantos vereadores Santa Maria terá em 2013.

Agora há pouco, como apurou o sítio, o magistrado Regis Bertolini deu o seu despacho. Que diz, basicamente, o seguinte: não cabe à Justiça Eleitoral definir o número de edis. Quem decide isso é a Câmara de Vereadores. Ponto.

Resumo da ópera: de acordo com o entendimento do parlamento, e no qual o Judiciário não tem ingerência, vale o que determina a Lei Orgânica do município. Isto é, 21 vereadores. É o que vigorará a partir da próxima legislatura, que inicia em 1° de janeiro de 2013.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. rá rá rá eu assessor…? não minha amniga só acho engraçado sou contra os 21 …assim como algums vereadores só que porque eles não botam seus acessores para trabalhar e conseguem 9 mil assinaturas e fazem algo pelom povo. ?

    se vc é a favor dos 21 …bom pra vc e pena pro bolso do povão.

  2. @Angelica O espaço é democrático né, os mamadores ops digo assessores sempre estão aqui travestidos de pseudônimos. Mas que a lei que o martim apontou é real, isso é.

  3. Hummmmm
    Esse MARTIM na verdade tem um bico grande, é uma ave da fauna brasileira (simbolo de um partido) e ainda detém cargo de confiança em Santa Maria.
    Tô certo !!!!!

    Beijos GLAGLA !!!

    Angelica

  4. @martim Bem lembrado Martim, esta lei assegura que a mobilização popular possa exercer seu poder de veto e hegemonia dentro do município. Uma forma de assegurar a vontade das pessoas e não de políticos e interesses de partidos. Se acham que ficaremos quietos diante disso. Eu só aceito o aumento de vereadores se diminuírem ou acabarem com aqueles benefícios: dinheiro para gasolina, telefone, selo etc e redução de assessores, no mínimo pela metade e ainda uma grande redução nos cargos da mesa diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo