EconomiaMundoNegócios

REFLEXÃO. País precisa escolher entre ser o “Brasil da fama” ou o “Brasil do vácuo”

Porchmann: órgão oficial, atuação independente

Que diabo querem dizer as duas expressões, utilizadas pelo professor e doutor em economia Marcio Pochmann. O presidente do prestigiadíssimo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada esteve em Santa Maria na sexta-feira, a convite do curso de Relações Internacionais da UFSM – onde ministrou aula magna.

Quem explica melhor tudo isso, e traz também outras declarações importantes de Porchmann acerca da conjuntura econômica brasileira, é o material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, em cujo sítio foi originalmente publicado. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. Confira:

Pochmann defende reposicionamento do Brasil no mundo 

A crise em termos globais, que coloca os Estados Unidos em decadência e parte da Europa em declínio, é o momento oportuno para que novos atores se consolidem em escala mundial. Este seria o momento de o Brasil aproveitar para um novo reposicionamento entre as nações, especialmente a partir de dados importantes como o fato de o país já ter alcançado a sexta posição como potência econômica e, podendo chegar em 2015 a ocupar a quarta ou terceira posição. A opinião é do professor e doutor em Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcio Pochmann, atual presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão vinculado ao governo federal. Ele esteve em Santa Maria, na última sexta, 16, à noite, para uma aula magna no curso de Relações Internacionais da UFSM.

Na análise do economista, para que o país se reposicione de maneira consistente no cenário global, será preciso fazer a opção entre o “Brasil da fama” e o “Brasil do vácuo”. No primeiro caso, ele conceitua o “da fama” como sendo aquele em que se pretende manter o país crescendo através da exportação de minérios e comodditties, como a soja, entre outros produtos minerais e agrícolas. Já o “Brasil do vácuo” é aquele em que cuja base deve estar o conhecimento, através do fortalecimento da educação e da pesquisa. Para Marcio Pochmann, o Brasil investe menos de 5% do PIB em educação, e isso é insuficiente, segundo ele.

Apesar de ser um membro do governo federal, indicado ainda no governo Lula e mantido pela presidente Dilma Rousseff no cargo, Pochmann faz um discurso de independência em relação a alguns temas importantes, como por exemplo, o da taxa de juros. Segundo ele, a…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo