ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Os chineses e o debate político que esconde o essencial

Recebidos com pompa em Santa Maria, dias depois chineses optam por Camaquã

Não há como esconder a frustração. Afinal, se não foi perdido (porque nunca esteve aqui), o fato é que o investimento chinês na montadora de caminhões era contado como bastante provável. Principalmente após a visita dos empresários à cidade. Poucos dias passaram e… Camaquã foi anunciada como a vitoriosa na disputa.

E começou o tiroteio. Nas redes sociais, inclusive no site deste repórter, multiplicaram-se as opiniões. Na quaaase totalidade, acusando ou defendendo. Ou vice-versa. Alvos: de um lado, governantes estaduais e deputados locais; do outro, o prefeito Cezar Schirmer e seus apoiadores políticos. Um culpando o outro. E o outro o um. Alguns argumentos consistentes. Outros pura fantasia. Dos doooois lados.

O colunista não é ingênuo a ponto de supor que não possa haver componente político, numa decisão desse tipo. Especialmente se as condições oferecidas forem semelhantes. O que ninguém sabe. Ou, se sabe, não diz. No entanto, querer creditar decisão desse tipo só à política não combina com a realidade dos negócios. Sim, é de negócio que se está escrevendo.

Então, o debate político, que sobrou no caso, ainda que abaixo da linha da cintura, pode até ser bonito e exalta a democracia. Mas, tal qual as estatísticas (afirma o dito popular) mostra muito, mas esconde o essencial. Que, no caso, são as condições objetivas que Santa Maria tem para abrigar empreendimentos de grande porte.

São muitas as teorias, raras respaldadas cientificamente. Então, ao lado (já que evitar não é sequer aconselhável) do bate-boca político, que tal tratar dessas questões? Sim, são elas que, no futuro (e a cidade não pode, não deve e nem vai desistir de buscar coisas maiores) definirão, objetivamente, as chances de sucesso. Muito acima da política, pode apostar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Parem aí,os que dizem que o vice governador ,não foi ético puxando brasa para sua regiaõ. E se o Tarso fizesse o mesmo que o Beto Grill ,não estaria tendo uma postura nada ética,como seu vice? Ou naõ?

  2. interessante ler na folha de são paulo de hoje (22/4) matéria a respeito de cascavel/pr…pra colocar por terra as teorias medíocres sobre falta de infraestrutura, voos pra sp, distância de portos e outras asneiras que têm sido ditas/escritas nos últimos dias…
    é falta de espírito empreendedor de sta maria mesmo, onde os empresários se acomodaram com o dinheiro dos funcionários/órgãos públicos (vide o ranço que está causando a mudança de datas do vestibular da ufsm, como se ela fosse propriedade do cdl)…

  3. Rafael bol :
    Concordo que o problema não foi só político. Mas em grande parte foi, um Vice Governador não poderia fazer o que fez, privilegiando a sua cidade em detrimento de outra.
    É Vice Governador do Estado do RS, de TODO o RS.
    O fato é que perdemos a montadora por questões políticas sim.
    Tanto é, que Bagé, isso mesmo, Bagé, receberá uma montadora de onibus. Fundamental destacar a infraestrutura oferecida por essa cidade. Possui um polo metalurgico de dar inveja a qualquer cidade no RS, com aereoporto e voos diarios para SP, proximo a Rio Grande e a Regiao metropolitana de Porto Alegre.
    Só a título de curiosidade, o prefeito de Bagé é do PT.
    FONTE http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/04/montadora-de-onibus-uruguaia-anuncia-investimento-que-deve-gerar-120-empregos-em-bage-3733929.html

    Argumento definitivo para ter um prefeito petista em Santa Maria outra vez.

  4. Porque que em Santa Catarina pequenas cidades distantes dos portos e da capital possuem grandes indústrias?
    Porque os empresários locais são empreendedores e não ficam esperando que tudo venha do poder público!
    Exemplos: Itapiranga,São José do Cedro,São Lourenço do Oeste, Pinhalzinho, Chapecó ,Xaxim ,Seara ,concórdia ,Joaçaba ,Taió ,Lages , Curitibanos.
    No Rs:
    O que me dizem de Marau,Santa Rosa, Erexim, Ijuí?

  5. Basta olhar no mapa para verificar que Camaquã é um local melhor para a montadora. Fica entre Rio Grande e POA.
    Quais as vantagens que alegam que Santa Maria possui? Proximidade com o Mercosul. Uruguai é pequeno e ainda assim está colocando negócios do lado de cá da fronteira. Argentina está com uma incerteza econômica gigante e ainda bloqueia produtos na fronteira.
    Mão de obra. É uma montadora. Provavelmente, as peças vêm de navio da China. Direção deve ser de chineses (cultura da matriz) e brasileiros com experiência. Nível médio de administração, mistura de brasileiros experientes com brasileiros que receberão treinamento. Chão de fábrica, devem ser brasileiros com e sem experiência. Devem pegar mão de obra da região de Caxias, provavelmente. Se fosse em Sta Maria, acho que pegariam gente das ferrovias e de algumas empresas mecânicas também. Cujos salários iriam aumentar.
    Mas é mais fácil mover mão de obra do que mudar uma fábrica de lugar. Há alguns anos, existiam empresas que mandavam o RH para recrutar em Sta. Maria.
    Falam nas ferrovias. Os trens são adequados? Têm velocidade para carregar grãos. E para atender outro empreendimento? Falam em duplicar o acesso via rodovia com Porto Alegre. Mas a demanda atual/futura justifica? Seria feita somente para criar condições. Mas existe o risco de o grande empreendimento não se realizar e virar um elefante branco.
    O governo do Estado só influenciaria no local se desse um incentivo fiscal maior caso a fábrica fosse instalada aqui. Impensável. Ou alguém acha que os chineses iriam voltar para o país deles e falar: instalamos num local pior para agradar o governador.
    Mas a montadora de blindados? Decisão política. Tomada em Brasília. Criou uma demanda. A montadora deve ser justificada financeiramente. Ou entrou na negociação do pacote. Projeto é de fora. O resto se adapta.
    Mas é sintomático que nos debates apareçam políticos, jornalistas, advogados, professores de história. Não vi economistas. Mesmo com dois cursos na cidade. Não vi o pessoal da administração também.

  6. Concordo que o problema não foi só político. Mas em grande parte foi, um Vice Governador não poderia fazer o que fez, privilegiando a sua cidade em detrimento de outra.
    É Vice Governador do Estado do RS, de TODO o RS.

    O fato é que perdemos a montadora por questões políticas sim.

    Tanto é, que Bagé, isso mesmo, Bagé, receberá uma montadora de onibus. Fundamental destacar a infraestrutura oferecida por essa cidade. Possui um polo metalurgico de dar inveja a qualquer cidade no RS, com aereoporto e voos diarios para SP, proximo a Rio Grande e a Regiao metropolitana de Porto Alegre.
    Só a título de curiosidade, o prefeito de Bagé é do PT.

    FONTE http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/04/montadora-de-onibus-uruguaia-anuncia-investimento-que-deve-gerar-120-empregos-em-bage-3733929.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo