Eleições 2012PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2012. Há os partidos grandões, os protagonistas. E os outros, o que farão?

A avaliação, obviamente, é do editor. Que não é infalível. No entanto, é respaldada por fatos e especialmente pelo comportamento do eleitor nos últimos pleitos. Com o que, dá pra dizer que a política santa-mariense tem três protagonistas – seja pelo número de militantes ou pela influência exercida, por exemplo, no parlamento. Nada que seja definitivo, claro, e passível de contestação. Mas é o que pensa o sítio.

Dito isto, temos que PMDB, PT e PP são hoje os maiores partidos da cidade. Um tem o prefeito, outro dois secretários e um secretário de Estado, e o terceiro conta com o vice-prefeito e a maior bancada na Câmara. São os grandões, inclusive no número de filiados.

Mas há pelo menos outras duas agremiações com aspirações ao protagonismo. Uma baseada na história, mais que em qualquer outro fator. É o caso do PDT, que foi governo com Osvaldo Nascimento, Valdeci Oliveira e, agora, com Cezar Schirmer. Mas que não tem, por exemplo, vereador. E é também a situação, buscando entrar na primeira divisão, do PSDB. Que tem um só vereador, mas elegeu deputado (algo que o PMDB, por exemplo, não conseguiu) que se destaca no parlamento estadual.

Não por acaso, gravita em torno desse quinteto qualquer discussão séria que se queira fazer a propósito da eleição majoritária. Sairão daí os candidatos a prefeito e/ou a vice competitivos em outubro. Certo?

A questão, então, passa a ser outra: como se comportarão as outras siglas. Desde as pretensiosas (no melhor sentido do termo, inclusive porque têm história) às nem tanto e às simplesmente inexpressivas – que, porém, terão pelo menos 30 segundos a oferecer, na campanha eletrônica, como moeda de troca.

Com todo o respeito que merecem os militantes desses partidos, mas é exatamente isso que têm a oferecer. Pequena (mas importante) quantidade de apoiadores que, de fato, militam, e o tempo de rádio e TV. É, creia, em torno disso que se discute. Nada além. E os grandões, o que oferecem? Os maiores entre os menores podem ter vagas numa eventual aliança proporcional e um Cargo de Confiança – em caso de vitória. Já os menores entre os menores… Bem, aí vai depender do tempo que tiverem no trololó eletrônico. Gostem ou não, é exatamente isso que ocorre, nesse momento pré-convenções.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. @Andersom Concordo com você plenamente ,nosso amigo ,só mete lenha e fala contra ele diz serem pequenos partidos,e como se refere ao PSD,PSB,DEM,PSDB,PTC quando gabe ou quando se tem só 20 filiados numa kombi,ou fusca,mas não se ve ele se referi mal ao PMDB,PP,PT.PORQUE SERA????????????????????????

  2. Achei muito estranha a atitude do amigo,não comentou nada sobre o ganho de causa do ver Marion Mortari,poderia ter pelo menos citado em tua coluna,quando é pra falar que o PSD só tem 20 filiados enche a boca,porque será??Alguma coisa contra?E ainda tem a cara de dizer que ficamos bravos pelos comentários,como não ficar só fala mal??O “amigo” poderia rever seus conceitos. (NOTA DO EDITOR – o fanatismo é, de fato, um problema sério. Em relação ao “não comentou”, talvez seja o caso do leitor ser mais assíduo ao sítio. Afinal, foi AQUI – antes das 8 da noite do dia em que ele manteve o mandato, conforme decisão do TSE – que PRIMEIRO se noticiou a vitória de Marion Mortari. Mais que isso, se avançou, falando dos efeitos dessa situação. Quer ler agora, já que “esqueceu” naquele dia? Basta clicar nesse link: https://claudemirpereira.com.br/2012/04/os-efeitos-mortari-mantem-mandato-e-psd-pode-negociar-mais-a-vontade-apoio-em-2012/. Ah, e quanto ao número de filiados, conforme dados de MARÇO/2012, do TSE, o leitor tem razão. Na verdade, não são 20, mas 22 filiados. Duvida? Faz a pesquisa. Para facilitar, o link é este: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas-do-eleitorado/estatisticas-do-eleitorado/filiados. Se houve outros depooois, ainda não consta do registro do Tribunal.)

  3. Creio que o pleito de outubro terá duas candidaturas a prefeitura coadjuvantes, a saber: Laurindo Lorenzi Filho (PV) e um(a) outro(a) candidato(a) do PSOL (esquerdas)…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo