Artigos

Profissionalização nos cargos de comando do futebol – por Anderson Santos, Dijair Brilhantes e Bruno Lima Rocha

Coluna Além das 4 linhas –  edição da semana de 26 de abril de 2012 – por Anderson Santos (editor), Dijair Brilhantes e Bruno Lima Rocha

Na semana passada em uma das palestras do Ciclo de Debates “Comunicação é Futebol”, realizado em Porto Alegre, o diretor executivo de marketing do Sport Club Internacional, Jorge Avancini, levantou uma questão que merece ser debatida.

O dirigente colorado entende ser prejudicado pela falta da profissionalização na gerência esportiva. Avancini teve que pedir sua exclusão do Conselho Deliberativo para exercer a função que ocupa nos últimos anos, pois o estatuto do clube não permite conselheiros que ocupem cargo remunerado no Internacional.

Os argumentos referidos pelo dirigente são que é impossível se dedicar ao clube 24 horas por dia sem ser remunerado, porém, sob estas condições, não se deveria excluir determinados profissionais da vida política dos times que acompanham.

A FALTA DE PROFISSIONALISMO

O futebol movimenta muito dinheiro no mundo inteiro. Para termos uma vaga ideia, a FIFA alcança lucro na ordem de bilhões de dólares, enquanto que sua representação em terras brasileiras, a CBF, chega num faturamento que se aproximou dos R$ 300 milhões em 2011.

Porém, a realidade do futebol nacional é bem diferente. De jogadores como Neymar e Ronaldinho Gaúcho, que ganham milhões de reais por mês, a outros e outras que sofrem para conseguir um salário mínimo, todos deveriam ter registros trabalhistas. O que não ocorre com outros membros do jogo.

Os mais visíveis são os árbitros de futebol, que entram em campo, podem ser muito decisivos para o resultado de cada partida, mas são obrigados a ter profissões paralelas, assim como os adeptos deste esporte nas primeiras décadas do século passado.

Mas o assunto da coluna de hoje são os dirigentes do futebol, os responsáveis por administrar os clubes por determinado período de tempo. De times grandes a times de menor expressão, de vez em quando surge a ideia de formatar managers para cá ou pagar um gerente de futebol para o seu trabalho.

Afinal, a falta de profissionalismo dos dirigentes é um problema histórico e aparece frequentemente. A formação de toda a diretoria em período eleitoral é formada por pessoas que trazem consigo como referência o fato de serem torcedores desde crianças, de famílias com longa trajetória de paixão – e, no geral, controle do poder decisório nas instituições.

É comum vermos cartolas andando ao lado de jogadores de futebol famosos, preocupando-se muitas vezes em aparecer bem em detrimento da qualidade do clube, brigando com profissionais que eles mesmos foram os responsáveis pela escolha,…

Muitos optam pela vaidade do cargo, mesmo que tenham que “tirar dinheiro do próprio bolso”, relacionando-se com atletas de fama, o que os fazem ter status, e vencer obstáculos até mesmo para seguir uma carreira político-partidária.

PROFISSIONAIS DA GERÊNCIA

Geralmente, cargos como presidente, vice-presidentes (de futebol, amador,…), diretores dos mais variados assuntos (marketing, financeiro, jurídico,…) são determinados nas eleições. A formação de chapas exige toda a descrição dos cargos, não impedindo que isso mude após a posse. E, é claro, variando da estrutura burocrática de cada time.

Nos últimos anos, o que mais aparece como uma forma de tratar como profissional o responsável pelo futebol é a função de gerente. Este é responsável pelas contratações, demissões, punições, afastamentos e apagar incêndios. Pagos para isso, acabam por dar um fôlego para os ocupantes de cargos eleitos – desde que queiram largar a ligação direta com o futebol.

Por conta da experiência, geralmente são ex-jogadores do esporte, casos de Fernandão (Internacional), César Sampaio (Palmeiras) e Rodrigo Caetano, atualmente no Fluminense, e um dos profissionais mais disputados no mercado após ser um dos principais responsáveis por “subir” com Grêmio e Vasco no Brasileirão.

COMUNICAÇÃO E O MARKETING

Já tratamos aqui dos valores que giram em torno do futebol e, para este caso, a comunicação é fundamental para expandir as marcas e criar novos produtos que possam atrair ainda mais os bolsos dos milhões de torcedores. Ainda há muito a se caminhar nessa área, como muito bem provou a evolução do Corinthians nos últimos anos e a queda do São Paulo, o clube de vanguarda no assunto.

O que o diretor executivo de marketing do Inter colocou é que um trabalho que nem esse exige uma programação a médio e longo prazos. Não se pode imaginar, num ambiente gerencial, que se tenha um projeto que possa durar, no máximo, apenas 4 anos – no caso do Inter.

Como é cargo comissionado, um bom projeto pode ser abandonado simplesmente porque o diretor anterior não fazia parte do grupo político do que assumirá. A proposta de profissionalização poderia afastar essas possibilidades.

OS RISCOS

Os articulistas desta coluna entendem que existe um grande risco numa profissionalização generalizada. Remunerar dirigentes significa que estes entrarão na folha de pagamento mensal dos clubes. E como se dará a troca destes profissionais em caso de insucesso? Acaba que a decisão retorna a quem foi eleito, mas sob um modelo político “oligarca”, de quem é mais apaixonado pelo clube.

Os mesmos que remuneram a comissão técnica e jogadores, e por vezes os demite, correrão os mesmos riscos em caso de insucesso do projeto. A resposta ao tempo não estará nos contratos ou determinado ali em termos de porcentagem e expectativa de resultados, mas na pressão de dirigentes e conselheiros.

O que parece ser mais complexo é a remuneração do presidente do clube. Este é eleito de alguma forma. Ou pelo voto do associado ou pelo conselho deliberativo, em alguns casos por ambos. Retirar isso seria acabar com o próprio modelo de clubes no Brasil, o que pode acabar por interferir no tratar de forma profissional, e não emocional, os times de futebol.

COMO FICAM OS CLUBES DE MENOR PORTE?

O futebol na sua normalidade não é um mundo maravilhoso, como sonha a maior parte dos meninos que lutam para entrar nas categorias de base dos grandes clubes. São raros os meninos que se tornam milionários jogando futebol. Reflexo da maioria dos clubes brasileiros, que mal conseguem manter em dia a folha de pagamento do clube. Como os times do interior dos estados, fariam para pagar o salário de um dirigente remunerado? Seria esta a forma de melhorar a cartolagem do futebol tupiniquim?

Punir dirigentes irresponsáveis, fazer com que cumpram com o que foi acordado nos contratos, ainda nos parece o mais sensato. Fazer com que os homens da cartola assumam cargos somente se possuírem capacidade e tempo disponível para os mesmos.

Alguns cargos poderiam ser remunerados desde que haja verba disponível para isso. É claro que um profissional do marketing, por exemplo sendo empregado do clube, terá bem mais tempo do que aquele que “faz um favor” no time do coração, mas que tem que cuidar de sua empresa ou profissão.

Mas será que remunerar todos os dirigentes faria com que isso mudasse?

 (Para quem quiser nos ajudar criticando e/ou sugerindo novas propostas e assuntos, entre em contato através dos e-mails [email protected] e [email protected])

QUEM ESCREVE:

Anderson Santos é jornalista e mestrando em comunicação social na Unisinos ([email protected]), Dijair Brilhantes ([email protected]) é estudante de jornalismo & Bruno Lima Rocha ([email protected]) é editor do portal Estratégia & Análise (www.estrategiaeanalise.com.br).

Twitter da coluna: @alem_das4linhas

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O futebol brasileiro so vai se desenvolver, quando o profissionalismo dos dirigentes se torna real. Tem k pagar um presidente, um vice-presidente, um diretor de marketing, um dirigente de futebol, e o representante jurídico. Mais os k ja sao pago! Pois muito dos problemas do futebol brasileiro e a corrupção dos presidentes dos clubes, em desviar dinheiro junto com o tesoureiro de sua chapa de confiança. Se ganhasse pra isso nao roubaria mais do k ganharia tendo um ordenado compatível com a condição do clube. Mas acredito k estes dirigentes poderia si ser socios dedicados e apaixonados pelo clube, desde k colocasse a razão na frente da emoção por isso e profissional

  2. Boa Tarde sr Claudemir Tenho 20 anos e gostaria muito de me profissionalizar como Diretor executivo assim como Paulo Pelaipe, Rodrigo Caetano e etc..
    Só que procuro em diversos sites e ainda não descobri qual o procedimento,quais cursos e Faculdades me credenciariam a exercer essas Funções se possível fico no aguardo de uma Resposta…

    Desde Já grato

    Email:[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo