Artigos

Banda Municipal – por Carlos Costabeber

Na semana passada encontrei lá na empresa o Mestre da Banda da 3ª DE, o Ten. Guerra, e perguntei, de forma carinhosa, o que ele faria depois que fosse para a Reserva do Exército. Ele foi direto: “pretendo voltar para a Orquestra Sinfônica de Santa Maria”. E completou: “mas o que falta em nossa cidade é uma Banda Municipal.

Aquela frase “foi música para os meus ouvidos”!

A minha geração viveu a fase áurea das bandas marciais em Santa Maria, lá nos anos 60. A gente sente muita saudade daqueles desfiles memoráveis, em que se destacava a rivalidade entre a Banda Marcial Irmão Leão (do Colégio Santa Maria), e a Banda Marcial do  Manoel Ribas. Além da Banda Escocesa do Colégio Coração de Maria, formada somente por meninas-moças, e que dava um show de charme e musicalidade sempre que passava.

Foi tão marcante o sucesso alcançado na época pelas três bandas, que chegaram a ganhar titulos nacionais, e a fazerem apresentações pelo Brasil afora.

Mas os tempos passaram, e aquela maravilhosa disputa entre o Santa Maria e o Maneco foi desaparecendo.

Hoje, felizmente, cresceu o número de bandas escolares, e a cidade ainda abriga bandas militares de alto nível, como a centenária Banda da DE e a Banda da Base Aérea, juntamente com a da Brigada Militar e da 6° Brigada de Infantaria Blindada.

Então, somos uma cidade privilegiada nesse sentido. Até porque, com o passar do tempo, boa parte dos músicos militares já são graduados ou estão estudando no Curso de Música da UFSM. Com isso, houve um “upgrade” na qualidade dos integrantes, permitindo a realização de concertos de música clássica.

Voltando à conversa com o Ten. Guerra, liguei de imediato para o Prefeito Schirmer para comentar o fato. E sabem qual foi a reação dele? “O meu maior sonho é criar a Banda Municipal”. Ao ouvir essa frase entusiasmante, decidi trabalhar para a realização dessa idéia.

Já na última 2ª feira encontrei a Banda da DE, na solenidade de aniversário do 29° BIB, e não perdi tempo. Fui falar com o outro Mestre da Banda, o Ten. Gama (um nordestino muito camarada), que se colocou prontamente à disposição da gente, para tentar viabilizar a nossa Banda Municipal.

Assim, hoje mesmo irei agendar uma reunião preliminar entre o Prefeito, para levantar as questões técnicas e legais, e de como fazer uma aproximação com os comandos militares a que estão subordinadas as respectivas bandas.

Outro fator que me deixa estimulado é a existência de um bom número de músicos que já passaram para a Reserva, e que certamente adorariam “voltar à ativa”, participando desse projeto. E esse é o ingrediente principal: a disponibilidade de músicos qualificados. Até porque, a idéia é que os profissionais contratados deverão participar de uma escola de música para crianças carentes.

Por tudo isso, estou certo de que até a chegada das festas natalinas, a população de Santa Maria será agraciada com os acordes da sua Banda Municipal.

Vou à luta por mais uma boa ideia! Santa Maria bem o merece !

Que presentação, né. Prefeito Schirmer.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Agora vai! Com uma banda municipal, o “progresso” certamente aportará na Boca do Monte! Que sonho lindo do prefeito! Com ele, está garantido: continuaremos vendo a banda passar…

  2. -Grande idéia mestre. Oh que saudades do Irmão Leão e sua Banda, a do Maneco,o saiote-plissê das gurias do Centenário. Mas quem vai bancar os Gastos? Se até hoje não conseguimos ter um Piano no Teatro(nem fazer a manutenção do mesmo).Arte e Cultura não dão votos e vamos continuar
    nesse subdesenvolvimento medíocre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo