PrefeituraSegurança

CIDADE. Prefeitura destrói (perto de) 17 mil CDs e DVDs piratas. Material foi apreendido a partir de 2016

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Os quase 17 mil CDs e DVDs piratas apreendidos pela Prefeitura de Santa Maria desde 2016 foram destruídos (foto acima) no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos na manhã desta sexta-feira (27).

De acordo com o superintendente de Fiscalização da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Marcio Abbade Ohlveiler, o material era fruto de contrabando e descaminho, e foi apreendido principalmente em via pública, à venda por ambulantes e no Shopping Independência, que fica na Praça Saldanha Marinho, no Centro.

“Estamos dando uma resposta à população no sentido de que todo o material apreendido tem uma destinação respaldada pela legislação”, esclarece Ohlveiler.

A equipe da Superintendência de Fiscalização faz a apreensão de qualquer produto que esteja em desconformidade com a lei, desde CDs e DVDs, até roupas, alimentos, medicação e cosméticos. No caso das roupas, o Executivo municipal mantém uma rede de contato com entidades de assistência social, que são contatadas e as recebem como forma de doação. Já em relação aos alimentos, dependendo da procedência, com o atestado da Vigilância em Saúde, eles são doados para entidades ou para o consumo de animais no Mantenedouro São Braz. Os medicamentos e os cosméticos são destruídos.

A Prefeitura de Santa Maria ainda esclarece que ações junto ao Shopping Independência são uma determinação do Ministério Público. Além disso, diversos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) foram firmados com vendedores do shopping, individualmente, em que eles se comprometeram a não comercializar produtos fruto de descaminho e contrabando.

“O comerciante se arrisca a ter seu material apreendido, sofrer uma multa e, pior, até perder a banca onde vende seus produtos”, diz o superintendente, quando questionado sobre o que acontecia se um fiscal flagrasse a venda de produto irregular.

Apreensões

Todo material apreendido pode ser recuperado pelo proprietário desde que ele esteja dentro da legislação. Ou seja, se houver apresentação de nota fiscal. Mais informações pelo telefone (55) 3921.7044.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo