CidadaniaMulher

PELA MULHER. Santa Maria também terá a sua “Marcha das Vadias”. Será neste sábado

Organização prevê grande participação em SM

Este sítio se sente institucionalmente engajado nesse movimento. Que, antes de qualquer coisa, é em defesa da mulher. Dito isto, acompanhe material produzido por quem está assessorando a primeira “Marcha das Vadias”, no próximo sábado.

Traz, além de um histórico – que facilita o entendimento dos que eventualmente não conseguem assimilar inclusive o nome – e todas as informações acerca da motivação e outros detalhes do que acontecerá na boca do monte. É algo de muito fundamento, pode acreditar. A seguir:

Marcha das Vadias de Santa Maria é no dia 02 de junho

Santa Maria está mobilizada contra a violência, a discriminação e o preconceito. No dia 02 de junho, próximo sábado, a cidade realiza a primeira Marcha das Vadias, um movimento que tem por objetivo chamar a atenção para a violência – seja física, sexual, verbal ou psicológica – contra a mulher, combater a culpabilização da vítima em casos de abusos sexuais e lutar pelo respeito, liberdade e autonomia da mulher em relação ao seu corpo.

A Marcha de Santa Maria se insere num contexto internacional de manifestações a respeito do tema. Elas começaram a ganhar força em abril do ano passado, quando um oficial da polícia de Toronto, no Canadá, disse que, para evitar estupros, as mulheres deveriam evitar “vestirem-se como vadias”. No último sábado, 14 cidades brasileiras realizaram a Marcha.

A movimentação e o debate acerca dos temas abordados pela Marcha são intensos na internet. No Facebook, o grupo “Marcha das Vadias de Santa Maria” conta com mais de dois mil membros e há grande troca de textos, informações e ideias sobre as Marchas já realizadas no Brasil e em outros países.

Em Santa Maria, no primeiro trimestre de 2012, foram registrados mais de 600 casos de agressão a mulheres. Na maioria deles, a agressão acontece dentro de casa e é cometida por maridos ou companheiros. Muitas mulheres não denunciam abusos por medo, vergonha ou culpa. O movimento Marcha das Vadias luta justamente contra esse sentimento de culpa e contra todas as formas de opressão à liberdade e autonomia femininas.

Ações A intenção do movimento em Santa Maria é dialogar e debater essas questões antes, durante e depois da Marcha. No dia 16, ocorreu uma edição especial do Catacultura, na Catacumba do DCE da UFSM, com exibição de vídeos e performances cênicas. No dia 17, uma abordagem comunitária foi realizada no bairro Menino Jesus, na Vila Leste. No sábado passado, dia 26, o movimento ocupou a praça Saldanha Marinho para confecção de cartazes e distribuição de material informativo à população. Nesta terça, 18h, tem encontro sobre o tema no Diretório Acadêmico do curso de Ciências Sociais e na quarta-feira, dia 30, a Marcha das Vadias estará no Práxis Pré-Vestibular dialogando com os alunos. Também no mesmo dia, está marcada uma junção no Boteco do Rosário, com a finalidade de divulgar a ação.

A Marcha das Vadias de Santa Maria é uma ação organizada por integrantes de mais de 20 entidades da cidade.

Junte-se à Marcha das Vadias que ocorre no dia 02 de junho, com concentração na Concha Acústica do Parque Itaimbé a partir das 14h. Em caso de chuva, a atividade será adiada para o dia 16.

 “Se ser livre é ser vadia, somos todas vadias.”

Marcha das Vadias na internet
Página:
http://www.facebook.com/MarchaDasVadiasSM
Grupo:
http://www.facebook.com/groups/301495893268668/
Evento:
http://www.facebook.com/events/384366101598536/

SERVIÇO:
Marcha das Vadias de Santa Maria
– Dia: 02 de junho, sábado
– Concentração na Concha Acústica do Parque Itaimbé, a partir das 14h.” 

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Ai, que coisa boa ver notícia da Marcha nesse site. Fico super feliz de ver o teu apoio – sempre importante – e a divulgação do release que eu escrevi, hehe. Grande abraço! (NOTA DO SÍTIO – Olá, Silvana. O crédito não foi dado porque não veio junto com o texto. Cumprimentos pelo evento. E pela luta)

  2. Como é bom perceber o engajamento das pessoas por algo que transcende uma caminhada, é só assim que a luta popular avança com mobilização e organização comunitária. Obrigada mesmo aos meios de comunicação de nossa cidade que contribuem para a vida das pessoas, para que tenhamos políticas públicas, serviços, programas e projetos capazes de assegurar que meninas, mulheres seres humanos tenham dignidade. Esperamos que sabado, ás 14:00 na Concha Acústica possamos dar um primeiro passo rumo a mudança…Se ser livre é ser vadia e se para que nenhuma mulher sofra violência temos que dar um primeiro passo enão que assim seja… Obrigada Claudemir Pereira pelo espaço útil da comunicação virtual…Contamos com tua cobertura!!!! Abraço vadio!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo