EconomiaSanta Maria

CIDADE. Adesm festeja o que considera bons resultados do ‘A Santa Maria que queremos’

Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalho têm a participação de voluntários. Uma das reuniões, ocorrida em maio, foi essa, dirigida pelo coordenador técnico Gustavo Saldanha

Um ano de trabalho efetivo e há, sim, o que pode ser festejado, no entendimento da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, mantida pela iniciativa privada e pela Prefeitura. Os detalhes chegam através da assessoria de imprensa da Adesm, em material assinado pela jornalista Marielle Flôres. Confira:

 “ADESM comemora resultados positivos do Movimento “A Santa Maria que Queremos”

Um ano depois de sua fundação, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM – já colhe bons frutos do trabalho que vem sendo realizado. Na coordenação de 5 Fóruns Temáticos (FT) com  11 Grupos de Trabalho (GT), decorrentes do movimento “A Santa Maria que Queremos”, a ADESM começa a elaborar o Caderno de Propostas que deverá ser entregue aos candidatos da próxima eleição municipal e à sociedade.

O Movimento

Em 14 de novembro de 2009, um encontro histórico reuniu, em Santa Maria, centenas de lideranças dos mais variados setores do município. Professores, trabalhadores, empresários, profissionais liberais, militares, políticos, religiosos e representantes do poder público, começaram a construir uma visão conjunta de longo prazo para o desenvolvimento de Santa Maria e região.

Após um dia de debates e troca de experiências sobre o futuro da cidade, nasceram três questionamentos sobre o desenvolvimento do Município: Quais serão esses caminhos? Com que futuro sonhamos? Qual a Santa Maria que queremos? Do encontro, resultaram diversas prioridades que foram qualificadas e priorizadas em entrevistas com cerca de 250 lideranças durante o ano de 2010.

A partir de então, foi construída uma pesquisa que no final de 2010 e início de 2011 foi disponibilizada na internet e aplicada junto à sociedade Santa-Mariense. Da compilação inicial desta reunião e da pesquisa, foi elaborado um mapa estratégico com a representação gráfica das estratégias a serem adotadas pra o desenvolvimento de Santa Maria.

Dando continuidade ao movimento “A Santa Maria que Queremos”, a ADESM coordenou até o momento: 10 reuniões do FT de Segurança; 3 do FT de Meio Ambiente; 12 reuniões do GT de Saneamento; 9 de Economia Solidária; 7 de Agricultura, 4 de Turismo, Comércio e Serviços;  9 de Mobilidade Urbana e Rodovias; 8 de Empreendedorismo, Inovação e  Tecnologia; e 7 de Indústria.  Em 2013, a Agência irá iniciar os trabalhos nos FT de Gestão Pública e Saúde, bem como retomar o Fórum de Educação e Cultura.

Nos encontros que aconteceram mensalmente, os participantes trabalharam juntos no preenchimento de um Plano de Ação com macro-objetivos, objetivos, indicadores, métricas, propostas, entraves e ações viabilizadoras. O trabalho contou com cerca 1.300 presenças de voluntários interessados em debater ideias, estudos e projetos para viabilizar a implantação de ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável de Santa Maria e da região.

Caderno de Propostas

Concluído o preenchimento do Plano de Ação, é hora de priorizar os macro-objetivos e identificar o que deve ser desenvolvido a curto, médio e a longo prazo em Santa Maria. Os Grupos de Trabalho de Agricultura; Mobilidade Urbana e Rodovias; Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia; e Indústria já realizaram a priorização das propostas no mês de maio e, o restante dos FTs e GTs devem concluir a atividade ainda no mês de junho.

Após a conclusão desses trabalhos, um Caderno de Propostas será elaborado contendo os objetivos e propostas priorizados pelos participantes durante as reuniões. O material será entregue, no mês de julho, aos candidatos a prefeito, vereadores, à sociedade de Santa Maria e à imprensa.

Gustavo Saldanha, Coordenador Técnico dos Fóruns Temáticos comemora os resultados positivos alcançados até o momento:

– Em cada grupo, contamos com a participação de voluntários que, assim como todos nós, querem e desejam contribuir para o desenvolvimento de Santa Maria. O Caderno de Propostas pode servir de base para os Planos de Governo e será acompanhado, ao longo do tempo, pelos FTs e diversos setores da sociedade.

Plano Estratégico de Desenvolvimento

A Agência de Desenvolvimento tem por objetivo, elaborar, até o mês de dezembro, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município. Tal material será subsidiado pelo conteúdo do Caderno de Propostas, com o envolvimento de pesquisadores das instituições de ensino e das principais entidades empresariais e será incrementado com informações sócio-econômicas-estruturais do “Santa Maria Dados” – site de informações do Município que está sendo elaborado pela ADESM com pesquisas da Objetiva Jr.

Para Vilson Serro, Diretor Presidente da ADESM, este é apenas o primeiro passo em busca do desenvolvimento sustentável do município:

– Nosso próximo passo é trabalhar as áreas do Conhecimento, da Saúde, da Defesa, do Turismo, da Produção Primária, do Meio Ambiente e da Economia Criativa que foram identificadas pelos voluntários que participaram das reuniões, como sendo os grandes potenciais para o desenvolvimento da região.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo