CinemaCulturaMemória

MEMÓRIA. Nossa articulista e a morte do “carinhoso contestador”, o cineasta gaúcho Carlos Reichenback

A morte de Carlos Reichembach, aos 67 anos, na noite de ontem, em São Paulo, vítima de ataque cardíaco, tomou de surpresa a comunidade cinematrográfica brasileira. Depois de velado, no Museu da Imagem e do Som, seu corpo foi enterrado no final da tarde de hoje no Cemitério Redentor, na capital paulista.

Por conta desse fato, nossa articulista de cinema, a jornalista Bianca Zasso, escreveu artigo especial, que você confere a seguir:

O contestador carinhoso

Peço licença aos leitores desta coluna que vem em busca de dicas de filmes e curiosidades sobre o cinema para fazer um texto um pouco diferente hoje. Na última quinta-feira, o Brasil perdeu um de seus cineastas mais importantes e participativos. O gaúcho Carlos Reichenbach nasceu em Porto Alegre, mas escolheu São Paulo para viver ainda na juventude. A metrópole não era só seu lar, mas também o cenário das histórias que ele criava.

Foi cineclubista, acreditava no poder do cinema e na capacidade que a arte tem de mudar idéias, de tirar as coisas do lugar, instaurar o caos em nome da paz. Foi produtor, diretor, fotógrafo e professor. Ensinou muita gente a fazer cinema. Mais do que isso: ensinou a essência do cinema para todos que, algum dia, já tiveram diante dos olhos um filme seu…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo