Congresso

ORÇAMENTO. Presidente do Banco Central vai à Comissão presidida por Pimenta

A taxa de juros básica foi novamente reduzida, na semana passada, em reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central. Nesse contexto, e no que ainda poderá acontecer, acontece nesta terça a visita do presidente do BC, Alexandre Tombini, à audiência pública promovida pela Comissão Mista de Orçamento, presidida pelo santa-mariense Paulo Pimenta (PT).

Os detalhes do que será discutido, e outras informações, constam de material produzido pela Agência Câmara de Notícias e distribuído pela assessoria do parlamentar petista. Acompanhe:

Presidente do Banco Central participará de audiência da Comissão Mista de Orçamento

Em meio à repercussão de mais um corte na taxa de juros Selic, que agora está 8,5% ao ano, e de novos desdobramentos da crise econômica na Europa, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, participará nesta terça-feira (5) de audiência pública da Comissão Mista de Orçamento. O objetivo da reunião é avaliar o cumprimento das metas das políticas monetária, creditícia e cambial, evidenciando o impacto e o custo fiscal de suas operações e os resultados demonstrados nos balanços no que diz respeito ao primeiro e segundo semestres do exercício de 2011.

A audiência pública ocorre em cumprimento às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar 101/00), que determina que o BC preste informações sobre a execução da política monetária em reunião conjunta das comissões pertinentes do Congresso Nacional, no prazo de 90 dias após o encerramento de cada semestre.

Presidente da CMO, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) destaca que a vinda do Presidente do Banco Central ao Congresso se dá num momento importante para o país, após o Governo ter adotado medidas de redução dos juros bancários e anunciado novas regras para caderneta de poupança. O parlamentar ressalta ainda o corte da taxa Selic, para 8,5% ao ano, feito na semana passada, em reunião que pela primeira vez teve a divulgação dos votos de cada integrante do Comitê de Política Monetária.

Além da Comissão de Orçamento, participarão da audiência conjunta as comissões de Assuntos Econômicos; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, do Senado Federal; e as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

A audiência pública será realizada no Plenário 4 da Câmara dos Deputados e está marcada para as 15 horas.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo