ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Campanha por vaga na Câmara de Vereadores, uma briga de foice no escuro

Concorrência gigante por uma das 21 cadeiras que este plenário vai abrigar

Em uma semana, após confirmação pela Justiça Eleitoral, se saberá o número exato. Se inscreveram, de todo modo, 230 cidadãos. Todos buscando cadeira na Câmara de Vereadores a partir de janeiro. É vestibular. E pra lá de concorrido. Ou, como proclama o dito popular, uma verdadeira “briga de foice no escuro” – pelas 21 vagas disponíveis.

A disputa se torna ainda mais empolgante porque, em função da retomada do número de cadeiras, haverá inevitável renovação de nomes. Supondo, apenas como exercício, que os que buscam a reeleição a obtenham (e não há garantia alguma nisso), ainda assim serão pelo menos 10 edis que não estão hoje no parlamento.

Por conta disso, e imaginando-se, tal qual em concurso comum, que há concorrentes mais e menos preparados, é admissível que pelo menos um terço (ou 75) dos que vão atrás do voto popular tem condições objetivas de obter a vitória, independente do desempenho das alianças das quais participam.

E o eleitor? Este precisa ficar particularmente esperto. Pela importância do Legislativo na vida da cidade, é prudente que se atente muito naqueles(as) que buscam a vitória. E que, no mínimo, não prometam (e, se assim fizerem, que sejam rejeitados) coisas que não cabem a um vereador.

Exemplo óbvio: resolver os problemas de saúde, educação e segurança pública. Isso é com o Executivo. E não necessariamente municipal. Então, toda cautela é pouca. Afinal, a Câmara de Vereadores tende a ser o reflexo da comunidade santa-mariense. Depois, reclamações podem acontecer. Mas de nada adiantarão.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. o que é mais incrível que 90% dos que são vereadores agora lembram-se do zé povinho fazendo visita fraternal, são muuuuiito caras de pau vai faltar oléo de peroba.TOMARA QUE RENOVE OS MESMOS 90%

  2. Outra do Facebook: o candidato estátua é o modelo de político: só se mexe se colocam dinheiro na caixinha dele.

    Esta é boa.

  3. Eu to de olho. Por exemplo, tem presidente de partido anunciando candidata a veradora com futura secretaria do meio ambiente. Li isto no facebook.
    Fui pesquisar e li isto numa foto.
    Pelo que vi o pessoal comentou: se o atual secretario é do partido, fica claro que ele não está agradando, pois serã trocado se o partido vencer.
    Louco isto. Serve para este mandato mas não serve para o próximo.
    O facebook anda bem animado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo