CidadaniaConsumidor

CONSUMIDOR. Procon/RS concede uma semana para telefônicas assinarem Termo de Ajustamento

Reunião de hoje: TAC a ser assinado por operadoras tem a previsão de quatro medidas

Enfim, mais um passo foi dado hoje para tentar enquadrar as operadoras de telefonia móvel. Tudo começou, não custa relembrar, com o Procon da capital, com a decisiva participação da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio Grande do Sul. Agora, o que é muito bom, todos estão na luta, como se pode perceber pelo material da assessoria de imprensa da secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos. Confira:

 “Procon concede prazo de mais uma semana para assinatura de TAC com operadoras de telefonia

O Departamento Estadual de Defesa do Consumidor (Procon RS) decidiu, na tarde desta segunda-feira (30) conceder um prazo de mais uma semana para as empresas de telefonia assinarem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto na semana passada pelo Procon. O documento contém um pacote de exigências do Procon RS para as operadoras de telefonia móvel no Estado melhorarem o serviço, que recebe o maior número de reclamações no órgão. A decisão foi tomada em uma reunião com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy, além do diretor estadual do Procon, Cristiano Aquino, e do  presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, Felipe Kirchner. O encontro foi solicitado pelo Sinditelebrasil.

Depois da reunião na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos,o presidente do Sinditelebrasil e o diretor do Procon se reuniram com os representantes das operadoras de telefonia na sede do órgão estadual e definiram que irão se reencontrar no dia 08 de agosto, às 16h.. Neste encontro,as operadoras irão apresentar os problemas técnicos comuns e os específicos de cada uma que estão previstos no TAC.

Segundo Levy, há questões técnicas que não podem ser resolvidas em um curto espaço de tempo. “Vamos trabalhar durante a semana para adequar questões técnicas. O prazo previsto que era hoje (segunda-feira) foi muito curto e não teríamos condições de evoluir. Será uma semana de trabalho para ajustes internos. Estamos engajados a atender muito bem o RS”, disse Levy. Ele também destacou que a Anatel não obriga a cobertura de sinal de celular e internet em 100% do país, mas em locais determinados. “Essa será uma ação que servirá de exemplo para todo o Brasil”, afirmou o secretário Fabiano, sobre a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras no Estado

Já o diretor estadual do Procon  ressaltou que o TAC será discutido minuciosamente, mas que a exigência dos quatro itens (veja abaixo) estabelecidos no documento devem continuar. “Vamos discutir cláusula por cláusula. Há um convencimento de que é preciso melhorar o serviço e há interesse das operadoras em melhorar. O nosso foco continua sendo a garantia do serviço ao consumidor e o repasse da informação para esse cliente”, ressaltou Aquino.

Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, as reuniões têm sido muito proveitosas e com avanços. Felipe Kirchner defende a transparência das empresas na divulgação dos serviços para seus clientes.

Medidas previstas no TAC

· Respeito ao direito do consumidor quanto à informação de disponibilidade de cobertura, por meio de cartazes afixados nas lojas, de mensagens em faturas ou correspondências e também no envio de SMS.

·Divulgação nos meios de comunicação das informações sobre o acordo e as obrigações firmadas pelas operadoras.

·Devolução de valores e quebra de contratos de fidelização quando o serviço oferecido for inadequado

· Reparação através de recursos a serem investidos em aparelhamento e qualificação dos Procons e projetos de educação para o consumo.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo