ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. O jogo de Tarso. E o de Schirmer. E o de Pimenta… De Valdeci… Pozzobom…

O governador, e as demais personagens, faz política pensando estrategicamente

Há duas semanas, o governador gaúcho Tarso Genro publicou artigo no portal “Carta Maior”. Confira apenas um parágrafo do texto (que o colunista reproduziu também, no seu site) titulado “O ‘novo’ (velho) conglomerado”:

“…O nosso dever, agora, é compreender que se abre um novo cenário na luta política do Brasil e que devemos compor uma força política orgânica e plural, que amarre fortemente as convicções da esquerda democrática e socialista com os ideais progressistas da centro-esquerda e do centro-democrático. É um novo patamar de unidade política…”

Resumo, e beeeem resumo, da ópera: o comandante do Executivo do Rio Grande, de uma certa maneira, expõe a ideia de aliança para embates eleitorais futuros – inclusive o próximo, em 2014. Abre um leque hoje só imaginável no plano federal (vide alianças pró-Lula e Dilma) e que pode – atenção, pooode – servir também para Santa Maria.

Assim, ainda que o momento seja de campanha à prefeitura municipal, convém prestar atenção a todos os movimentos. Não apenas dos candidatos, como Cezar Schirmer, Jorge Pozzobom e Helen Cabral, mas do entorno. No caso petista, inclusive, talvez bem mais importante – do ponto de vista estratégico – seja conferir as ações (e as entrelinhas do discurso) de Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e Fabiano Pereira.

Está aí, posta, até para quem não quiser ver, boa parte da estratégia política que os protagonistas locais e regionais estão empreendendo. Pode apostar!

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Cada vez que leio ou escuto as palavras “esquerda” E “socialista” vindas da lavra ou da boca deste Senhor, corro ao armário de medicamentos e engulo sem pestanejar um comprimido de dramin e outro de plasil… 24 mil reais para um delegado e a negação do piso que ele mesmo criou ao magistério, sem falar no 27º lugar de PM mais mal paga. Socialismo as avessas, enquanto Olivio diminuiu o abismo salarial no RS, este bom moço o espandiu, ou seja – Tarso “SOCIALISTA” pai dos pobres, e como diria um professor de história “mãe dos ricos”, dai a debandada de muito militante aguerrido ligado ao funcionalismo publico Estadual e o encolhimento dos numeros petistas neste pleito.

  2. Só não ve quem não quer o PT, ja botou um candidato para não competir, não ataca o atual governo como é de seu tipo, ninguem da nada de graça em 2014, estarão todos junto e o PMDB, de vice do Tarso, aguardem e vão ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo